CNJ discute estudos comparados da administração de Justiça na América Latina

Compartilhe

A presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Ellen Gracie, participa nesta quarta-feira (30/08), às 8h30, do lançamento de dois estudos comparados  um sobre a carreira judicial e outro sobre administração dos tribunais na América Latina. As pesquisas mostram dados estatísticos sobre mecanismos de controle e sistema disciplinar das carreiras judiciais e administração do Judiciário na Colômbia, no Panamá, no Chile, no México, na Argentina e, também, na Espanha.

Os estudos foram desenvolvidos pelos pesquisadores Juan Enrique Vargas, do Centro de Estudos de Justiça das Américas (Ceja) no Chile, e Alejandro Álvarez, do Pnud no Panamá. Os dois pesquisadores apresentarão suas conclusões aos convidados das 9h às 10h30. Logo em seguida o espaço será aberto aos debates.

O seminário, que será realizado no Auditório da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), terá a participação do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, do secretário da Reforma do Judiciário, Pierpaolo Bottini, e do representante residente do Programa das Nações para o Desenvolvimento (Pnud) no Brasil, Kim Bolduc.