Em uma ação pioneira, o Tribunal de Justiça Militar de São Paulo (TJMSP) promoveu, na semana de 22 a 26 de agosto, o curso para implantação do Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU). O treinamento foi ministrado pelo CNJ e dirigido a profissionais da Coordenadoria das Execuções Criminais (Cecrim) do tribunal, do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional São Paulo (OAB-SP) e da equipe do Presídio Militar Romão Gomes.
O SEEU vai permitir o controle informatizado da execução penal e das informações relacionadas ao sistema carcerário brasileiro em todo território nacional. O sistema permitirá também um trâmite processual das execuções de maneira mais eficiente e proporcionará a gestão confiável dos dados da população carcerária do Brasil. Todas as informações poderão ser acessadas inclusive pelo smartphone.
No Sistema Eletrônico de Execução Unificado, o magistrado será avisado, por exemplo, dos benefícios legais do reeducando que estão por vencer e poderá administrar, de modo mais efetivo, a execução das rotinas e fluxos de trabalhos cartorários. A partir de sua instalação, todos que, de alguma forma, estiverem ligados ao processo de execução penal poderão obter informações de imediato e sem burocracia.
Fonte: TJMSP