CNJ anuncia melhores práticas da Justiça para atender pessoas em situação de rua

Você está visualizando atualmente CNJ anuncia melhores práticas da Justiça para atender pessoas em situação de rua
Compartilhe

Os vencedores do I Prêmio PopRuaJud foram divulgados nesta quinta-feira (21/11). A seleção foi feita pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para destacar as melhores práticas implementadas para efetivar a Política de Atenção às Pessoas em Situação de Rua. A entrega dos troféus aos primeiros colocados ocorrerá durante o I Encontro Nacional PopRuaJud, que será realizado nos dias 25 e 26 de novembro, em São Paulo. 

Com a finalidade de reconhecer e divulgar iniciativas que promovam a melhoria do acesso à justiça para a população em situação de rua, o prêmio recebeu 31 práticas em execução por tribunais e por outros órgãos do Sistema de Justiça. As práticas promovem a inclusão social e o acesso à justiça de forma eficiente e humanizada e podem ser disseminadas por outras entidades, em diferentes regiões do país. 

Na categoria Inovação na Prestação de Serviços Judiciais, o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) ficou em primeiro lugar com a prática Sexta Restaurativa PopRuaJud. Em segundo e terceiro lugares venceram as práticas PIDJus PopRua, do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC); e“Atende Juris PopRua, do Tribunal Regional Federal da 6.ª Região (TRF-6), respectivamente. A prática Atenção Diferenciada à Pessoa em Situação de Rua no âmbito da Metodologia APEC, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), receberá menção honrosa. 

Na Categoria Impacto Social e Transformação, o Comitê Interinstitucional de Atenção à População em Situação de Rua do RJ (CIPOP-RUA/RJ) foi o vencedor em primeiro lugar com o Centro de Atendimento Integrado às Pessoas em Situação de Rua. Em segundo lugar, a Defensoria Pública do Estado do Mato Grosso (DP-MT) e o Movimento Nacional da População de Rua (RN) receberão o reconhecimento pela prática Rualogia: das Marquises para Luta, Conhecer para Lutar. O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) ficou em terceiro lugar com a prática Incluir para Recomeçar. O TJAP também receberá o reconhecimento com a menção honrosa pela prática Cejusc PopRuaJud. 

Encontro PopRuaJud 

Durante os dois dias do I Encontro Nacional PopRuaJud, os participantes também vão discutir sugestões e propostas de boas práticas nas oficinas temáticas que vão abordar Cidadania; Aspectos Criminais e Processuais; Violência Estrutural; Gestão e Governança; Saúde Mental e Uso de Álcool e Drogas; e Moradia Adequada e Empregabilidade. 

A ideia é que, ao final dos debates, os projetos sejam contemplados em um Manual de Orientações e Boas Práticas, que poderão ser aplicados pelo Poder Judiciário e sistema de justiça em todo o país.

Texto: Lenir Camimura
Edição: Sarah Barros
Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária