CNJ ajudará a informatizar justiça de Cabo Verde

Compartilhe

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai contribuir com a informatização do Supremo Tribunal de Justiça de Cabo Verde, arquipélago localizado no Oceano Atlântico a oeste do continente africano e que tem como língua pátria o português. Nesta quinta-feira (8/04), o presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, assinou termo de doação de 40 computadores e de tecnologia para o Judiciário cabo-verdiano, juntamente com o embaixador daquele país no Brasil, Daniel Antônio Pereira.

Os equipamentos e programas de computador serão entregues ao Judiciário de Cabo Verde no próximo dia 18 de abril, durante visita do ministro Gilmar Mendes àquele país. O sistema cedido pelo judiciário brasileiro permite que promotores e procuradores emitam pareceres, apresentem petições e interponham recursos sem a necessidade de impressão em papel. A medida contribui com a agilidade processual, a melhoria da prestação jurisdicional e a economia de equipamentos e recursos.

Segundo o ministro Gilmar Mendes, o Brasil costuma ser cooperativo especialmente com os países de língua portuguesa. “Vamos levar não só os nossos computadores, mas também a nossa tecnologia de informação, permitindo que o nosso aprendizado já desenvolvido nos processos virtuais seja também compartilhado com nossos irmãos de Cabo Verde. Estamos levando não só o hardware, mas também o software dos processos judiciais e com isso estamos contribuindo com a maior celeridade da prestação jurisdicional num país amigo” explicou Mendes.

 

Fonte: STF