Durante todo o mês de outubro, o portal institucional e as redes sociais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estarão cor de rosa para lembrar às mulheres a importância das medidas preventivas no combate ao câncer de mama, o segundo tipo mais frequente no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). A campanha Outubro Rosa tingiu o prédio do Supremo Tribunal Federal (STF) e de vários tribunais brasileiros, que abraçaram a campanha também com outras ações voltadas às servidoras. Na página do Facebook do CNJ, a primeira publicação diz respeito ao diagnóstico precoce, a forma mais eficaz de combate à doença.
Estão participando do Outubro Rosa os tribunais de Justiça Estadual da Paraíba (TJPB), do Paraná (TJPR), do Amazonas (TJAM), do Rio de Janeiro (TJRJ), do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), além do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (Porto Alegre), do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região, no Espírito Santo, e do TRT da 2ª Região, em São Paulo, entre outros. As iniciativas buscam a diminuição das taxas de mortalidade do câncer de mama e fazem um alerta sobre a importância do tratamento rápido e adequado da doença.
Essa é a sétima edição do Outubro Rosa, campanha nacional cuja intenção é despertar a consciência da mulher para que ela esteja “alerta com as mudanças e alterações em seu corpo, sobretudo nos seus seios”, explicou a ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), durante o lançamento do evento, em Brasília/DF.
Obesidade, ingestão de álcool, menstruação precoce e histórico familiar são alguns dos fatores que podem predispor à doença. No entanto, se detectado precocemente, o câncer de mama tem grandes chances de cura ou tratamento. As formas mais eficazes de detecção precoce são o exame clínico das mamas (que deve ser realizado uma vez por ano, após os 40 anos de idade) e a mamografia (que deve ser feita a cada dois anos por mulheres entre 50 e 69 anos, ou segundo recomendação médica).
Em 2013, a estimativa para o Brasil foi de 52.680 casos novos da doença, com uma projeção de risco de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Em quatro das cinco regiões brasileiras, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, logo depois dos tumores de pele (não melanoma).
A campanha Outubro Rosa é um movimento popular internacional que começou nos Estados Unidos da América, em 2008. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, de empresas e de entidades nessa luta.
Em Brasília, a campanha também atingiu prédios e monumentos públicos como o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto, o Palácio do Itamaraty, o Memorial JK, a Catedral de Brasília, a Biblioteca Nacional e a Câmara Legislativa, entre outros.
Regina Bandeira
Agência CNJ de Notícias