Circunscrição de Brasília conta agora com 25 Varas Cíveis

Compartilhe

Cerimônia realizada na tarde da última sexta-feira (09/12), no 4º andar do Fórum Milton Sebastião Barbosa, marcou a instalação de cinco novas Varas Cíveis na Circunscrição de Brasília. Presentes à ocasião, o presidente, o vice-presidente e o corregedor do TJDFT, respectivamente, desembargadores Otávio Augusto Barbosa, Dácio Vieira e Sérgio Bittencourt, além de juízes, servidores e convidados.

O diretor do Fórum de Brasília, Juiz Jesuíno Aparecido Rissato, falou sobre a satisfação de participar da instalação das novas Varas e saudou os colegas que desempenharão suas atribuições nesses Juízos. Destacou que são juízes que dispensam apresentação, visto serem magistrados tarimbados, de reconhecida capacidade e que contribuirão para oferecer à população uma justiça rápida e eficaz.

O corregedor da Justiça do DF e territórios, desembargador Sérgio Bittencourt, lembrou que desde o início de sua gestão visitou os Fóruns de todas as Circunscrições e a primeira reivindicação que sempre ouvia era a instalação de novas Varas. Por isso, era com muita satisfação que hoje ele cumpria essa “promessa”, buscando solucionar os problemas dos jurisdicionados.

O presidente do TJDFT, desembargador Otávio Augusto, afirmou que esta tarde era um dos momentos mais marcantes da atual Administração do Tribunal, pois a instalação de um ofício judicial representa a abertura de mais uma porta de acesso à Justiça, por meio da qual “valoriza-se ainda mais o 1º Grau de Jurisdição, movimenta-se a carreira da magistratura e propicia-se a celeridade da prestação jurisdicional”.

Ele frisou ainda que esta Administração tem empreendido todos os esforços para implementar um sem número de iniciativas que visam ao fortalecimento da Primeira Instância, além de tentar levar a Justiça a quem dela mais necessita. Falou da inauguração do Fórum Verde, do início de outras obras como parte de um audacioso plano de expansão e otimização das Circunscrições Judiciárias, e do processo de revitalização do Bloco B. “É por essas e outras razões que, para mim, em particular, cuida-se de motivo de renovada alegria comparecer ao Fórum de Brasília, que carrega o nome de meu saudoso pai, para declarar instaladas mais cinco varas cíveis”, declarou.

A última instalação de Vara Cível na Circunscrição de Brasília remonta ao ano de 1995. Nesses dezesseis anos, o crescimento demográfico e econômico da sede da Capital Federal trouxe consigo o aumento vertiginoso do grau de litigiosidade, que somado à competência residual e complexidade de matérias que caracterizam todo Juízo Cível, fez com que a distribuição mensal de processos chegasse a quase 200 processos por vara, que atualmente contam com mais de 6 mil processos em andamento em cada unidade.

Com a instalação desses novos Juízos, “espera-se que as Varas Cíveis possam finalmente funcionar em grau de normalidade e excelência, prestando ao jurisdicionado um atendimento condigno de suas necessidades e oferecendo melhores condições de trabalho para nossos magistrados e servidores”, concluiu o presidente.

Fonte: TJDFT