Chuvas provocam danos em 21 fóruns do Judiciário capixaba

Compartilhe

Devido às fortes chuvas que atingiram o Espírito Santo nas últimas semanas, pelo menos 21 fóruns do Poder Judiciário apresentam algum tipo de problema. Em Barra de São Francisco, um dos quatro municípios em que a água chegou a invadir o fórum, a unidade judiciária permaneceu fechada até 30 de dezembro. Com isso, o plantão judiciário da 2ª Vara Criminal do município, no penúltimo dia do ano, foi transferido para o Fórum de Água Doce do Norte.

Os fóruns de Águia Branca, Itaguaçu e Itarana também sofreram alagamento. Em Itarana, o diretor do Fórum, juiz Luís Eduardo Fachetti de Oliveira, determinou o fechamento do local até que uma equipe de engenharia do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) avalie a situação do prédio. O magistrado está preocupado com trincas que se formaram em paredes e no teto.

“A água chegou à altura de 30 centímetros em todo o fórum, mas baixou desde ontem (quinta-feira, 26). Estamos sem água em Itarana e, por isso, os voluntários só conseguiram limpar o grosso. Um muro atrás do fórum caiu e apareceram trincas nas paredes e no teto”, declarou o juiz. Apesar desses problemas, ele afirmou que não houve perda de processos e equipamentos.

Já a diretora do Fórum de Águia Branca, juíza Maristela Fachetti, conta que houve perda de processos arquivados. “A água invadiu o fórum e chegou à altura do balcão da recepção. Mas tivemos tempo de subir os processos em tramitação e os computadores. Foram perdidos apenas processos arquivados e os funcionários já estão limpando o arquivo”, comentou.

Computadores – A situação é mais complicada em Barra de São Francisco, relata a magistrada Maristela, que também atua como juíza titular da 2ª Vara Criminal do município: “Lá, o fórum voltou a encher e a água subiu rapidamente. As Varas Criminais ficam no primeiro andar e vários processos foram perdidos. Perdemos praticamente todos os computadores”.

A situação se repete em outros municípios. Vários diretores de fóruns estão incomunicáveis e, por isso, o tribunal ainda não dispões de informações precisas sobre os problemas causados pelas chuvas. Muitas informações foram passadas por servidores dos próprios fóruns ou de municípios vizinhos.

Vários fóruns estão com infiltração e goteiras. Em Aracruz, o teto da Vara de Família desabou. Já em Baixo Guandu, trincas devem ser avaliadas pela Defesa Civil. Em Guarapari, parte do Fórum foi interditada. Na Serra e no antigo Fórum de Vila Velha, problemas na cobertura provocaram danos em computadores.

O secretário-geral do TJES, José de Magalhães Neto, informou que assim que as estradas estiverem liberadas o tribunal vai enviar equipes de apoio aos fóruns atingidos pelas chuvas. “A ideia é mandar primeiramente os equipamentos básicos, como mobília e computadores, para possibilitar o retorno do serviço”, afirmou.

Fonte: TJES