O presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT), desembargador Mario Machado, o 1º vice-presidente, desembargador Humberto Adjuto Ulhôa, o 1º vice-presidente, desembargador José Jacinto Costa Carvalho, e o corregedor de Justiça do Distrito Federal, desembargador José Cruz Macedo, assinaram, na tarde desta quarta-feira (16/11), o primeiro documento a tramitar por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) no TJDFT. A assinatura fez parte da cerimônia que marcou o início da operação do sistema no tribunal.
A inauguração do SEI contou ambém com a presença de magistrados, secretários e servidores envolvidos com implantação do sistema. O presidente lembrou o curto prazo entre a assinatura do Termo de Adesão ao SEI, no dia 26 de julho, e a entrada em operação do sistema. O Tribunal “muito ganhará com o SEI”, ressaltou o presidente.
“Nunca estivemos tão preparados para vivermos uma mudança tão complexa quanto a que estamos vivendo agora”, disse o 1º vice-presidente do TJDFT, desembargador José Jacinto Costa Carvalho. Ele lembrou também que o SEI não apenas facilitará a tramitação de processos administrativos, mas também possibilitará boas práticas ambientais, uma vez que elimina o uso de papel, impressões e tinta. O corregedor de Justiça salientou que, com o SEI, o tribunal entrará era da modernidade.
SEI – O sistema foi criado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e cedido gratuitamente ao TJDFT. Sua implantação estava prevista no Plano de Administração do Biênio 2016-2018, na Perspectiva Processos Internos – Eficiência Operacional, tendo como unidade responsável a Secretaria de Gestão Documental. No âmbito do TJDFT, a utilização do sistema está regulamentada pela Portaria Conjunta 73, de 2 de setembro de 2016.
Fonte: TJDFT