No dia em que comemorou os 44 anos de sua emancipação política, na última terça-feira (24/9), o município de São Domingos do Maranhão recebeu nova edição do Projeto Casamentos Comunitários, promovido pela Corregedoria-Geral de Justiça do Maranhão (CGJ-MA). Os trabalhos foram coordenados pelo juiz Clênio Lima Corrêa, titular da Comarca de São Domingos, e teve o auxílio de mais oito magistrados na realização de 235 uniões.
A solenidade foi realizada às 19h, na Praça do Farol, que fica às margens da Lagoa do Zé Feio. “Foi, no nosso ponto de vista, uma grande cerimônia de casamento aqui na comarca. Fizemos um trabalho de divulgação por meio de carro de som, TV local e contamos com a parceria dos agentes comunitários de saúde”, explicou o juiz Clênio Corrêa.
O relato do casal mais idoso da solenidade reforçaram a importância da iniciativa. “Foi uma grande emoção termos, enfim, oficializado a nossa união”, destacou Heleno de Oliveira Pinto, de 74 anos de idade. Ele casou-se com Raimunda Lima Sousa, de 52 anos.
Segundo Clênio Corrêa, foram parceiros da CGJ-MA nessa etapa do projeto a Prefeitura Municipal de São Domingos do Maranhão, o Cartório do Ofício Único do município e a Prefeitura de Governador Luiz Rocha, termo judiciário. Diversos brindes, doados pela prefeitura de São Domingos, foram sorteados entre os casais presentes à cerimônia.
“Fico feliz em participar desta cerimônia e ver a satisfação estampada no rosto de cada um de vocês. Peço que continuem respeitando e amando um ao outro, pois somente assim terão uma convivência respeitosa e duradoura”, destacou o corregedor-geral da Justiça, desembargador Cleones Cunha.
Em 2011, um casamento comunitário realizado em São Domingos uniu 358 casais. Neste ano, em julho passado, uma solenidade em Fortuna, termo judiciário, oficializou outras 58 uniões. Todas as cerimônias foram coordenadas pelo magistrado titular.
Fonte: CGJ-MA