Centros de conciliação aumentam o número de sessões agendadas

Compartilhe

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Brasília (Cejusc-BSB) e de Família de Brasília (Cejusc-FAM) aumentaram, consideravelmente, o número de agendamento de sessões de conciliação e mediação no mês de novembro. No Centro Judiciário de Brasília, no mês de outubro, eram 583 sessões de conciliação designadas e, em novembro, passou para 1.148. No Cejusc-FAM, o número passou de 14 sessões de mediação em outubro para 88 no mês de novembro.

Os centros realizaram parcerias com diversas instituições: ensino, sistema financeiro, telefonia, varejo e escritórios de advocacia. Além disso, receberam apoio da administração superior com o incremento na formação e no número de conciliadores nos Cejuscs. Ao longo de 2014, várias ações nesse sentido foram realizadas, como assinatura de convênios, criação de novos Centros de Conciliação e regulamentação do Cejusc-FAM, que já atuava com mediação e conciliação.

Na primeira participação do Centro de Família na Semana Nacional de Conciliação de 2014, 143 pessoas foram atendidas e 56 sessões de conciliação realizadas com obtenção de 76,8% de acordo. As sessões trataram sobre ações de alimentos, oferta de alimentos, exoneração de alimentos, revisionais de alimentos. Em alguns casos, as negociações avançaram para outras questões, como guarda, regulamentação de visitas, divórcio e dissolução de união estável.

Cinco centros – O TJDFT possui um Núcleo, o Nupemec, com cinco Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania. São eles: o de Brasília (Cejusc/BSB); o de Família de Brasília (Cejusc-FAM/BSB); o dos Juizados Especiais Cíveis (Cejusc-JEC/BSB); de Taguatinga (Cejusc/TAG); e de Planaltina (Cejusc/PLAN), que foi recentemente criado. Todos são vinculados à 2ª Vice-Presidência, comandada pelo desembargador Waldir Leôncio Júnior, responsável pela política de mediação, de conciliação e de solução adequada de conflitos de interesses no âmbito da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.

Fonte: TJDFT