Até o fim do ano, três mutirões de audiências serão promovidos pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Várzea Grande (MT). O fórum da cidade costuma ser o ponto dos mutirões para baixar o estoque de ações no Judiciário. O centro serve de opção para resolver conflitos entre o jurisdicionado e empresas, em audiências, a fim de evitar a judicialização dos processos.
No último bimestre de 2015, ações de diferentes setores serão negociadas. O primeiro dos mutirões, de 9 a 13 de novembro, trata da telefônica Vivo. De 30 de novembro a 4 de dezembro, o mutirão trabalha casos do centro universitário Univag e, em 11 de dezembro, do Seguro DPVAT.
No caso do seguro obrigatório, a intenção é resolver de imediato o problema, com avaliação médica no local e, em seguida, a negociação. Se a vítima concordar com o valor fixado pela perícia, conforme o grau de lesão, o termo de conciliação é feito na hora. Em 30 dias, a vítima recebe a quantia e arquiva-se o processo.
Fonte: TJMT