A Central de Conciliação do Fórum Clóvis Beviláqua (CE) está funcionando em novas instalações. O espaço, que conta com oito salas, foi inaugurado nesta terça-feira (20/03). Segundo o conciliador voluntário e desembargador aposentado José Eduardo Machado de Almeida, a mudança ampliará o número de audiências, aumentando, assim, as chances de solução pacífica dos litígios. Ele ressaltou que, só para os meses de março e abril, já foram agendadas 240 sessões conciliatórias, previstas para ocorrer de segunda a sexta-feira, das 14 às 17 horas.
A Central também promoverá, de 16 a 20 de abril, mutirão com cerca de 900 ações envolvendo a Unimed. “Esperamos que as partes compareçam e aproveitem a oportunidade de firmar bons acordos”, disse.O juiz aposentado Edmo Magalhães Carneiro, que também atua voluntariamente na Central, destacou o papel dos conciliadores na busca de uma solução para os conflitos.
“Buscamos motivar a reflexão das partes para que elas se aproximem de um ponto em comum”, destacou o magistrado. Atualmente, nove conciliadores integram a Central. Eles são desembargadores, juízes, procuradores e promotores de Justiça aposentados, que realizam trabalho voluntário, presidindo as audiências e promovendo o diálogo entre os litigantes.
Do TJCE