Central de conciliação de Pelotas (RS) apresenta resultados

Compartilhe

A Central de Conciliação e Mediação da Comarca de Pelotas (RS) , ao completar dois meses de atividades, apresenta à comunidade seus primeiros resultados quanto aos acordos obtidos em audiências conciliatórias e relativamente à satisfação de seus usuários (partes e advogados).

Instalada em 1.º de julho, após período de organização de sua infraestrutura, a Central começou efetivamente a realizar audiências no mês de agosto, totalizando 40 solenidades neste primeiro mês – processos remetidos pelas 1ª, 3ª, 4ª e 6ª varas cíveis.

Destas, em 15 casos não se logrou sequer iniciar a tentativa de conciliação em razão de ausência de algum ou alguns dos envolvidos no conflito que não compareceram à audiência por ausência de notificação ou outro motivo.

Em outras 25 audiências todos os interessados se fizeram presentes, permitindo o trabalho de escuta, aproximação e negociação conduzido pelos conciliadores, obtendo-se o acordo em 20 dos casos, o que representa um índice de acordos de 80%.

Os acordos que envolveram obrigação de pagar totalizaram RS 310.480,36.

Confira os dados sintetizados:

1. Audiências realizadas: 40

2. Acordos obtidos: 20

3. Audiências em que não houve acordo: 20

    3.1 Encontravam-se todos os interessados presentes: 5

    3.2 Não se encontravam todos os interessados presentes: 15

4. Percentual de acordos considerando o total de audiências realizadas: 50%

5. Percentual de acordos considerando unicamente as audiências em que todos os interessados encontravam-se presentes: 80%

6. Valor total de obrigações de pagar resultantes dos acordos: R$ 310.480,36

Fonte: TJRS