Central de conciliação de Guarulhos (SP) mostra resultados

Compartilhe

Recém inaugurada, a Central de Conciliação de Guarulhos (SP) realizou, no dia 6 de agosto, 21 audiências com processos de execuções fiscais do Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e obteve 100% de acordos. Serão duas semanas de conciliação das execuções fiscais do Conselho Regional de Contabilidade, que tiveram início no dia 6 de agosto e prosseguirão até a próxima semana. Para estas duas primeiras semanas de conciliação foram preparadas cinco mesas com audiências simultâneas, cada uma com um negociador do CRC, um conciliador voluntário e um servidor da Justiça Federal.

Sobre o resultado obtido já no primeiro dia, o coordenador da Central de Conciliação de Guarulhos, juiz federal substituto Paulo Marcos Rodrigues de Almeida, afirma que “o índice de acordos obtido, ainda que não se mantenha em nível tão elevado, permite vislumbrar que a Central de Conciliação será verdadeiramente uma parceria das Varas, resolvendo os casos passíveis de solução consensual e contribuindo reflexamente para redução do número de processos nas estatísticas de cada Vara.”

O juiz coordenador da Central enfatiza que o funcionamento da Central só é possível pela colaboração das Varas e que, em breve, se estenderá a processos de competências das demais Varas, beneficiando a todos. Além disso, “permitirá a otimização de nosso tempo, com foco nos casos que realmente demandem a solução adjudicada por sentença”.

O coordenador agradece o empenho de todos: dos conciliadores voluntários, alunos de direito das Faculdades Integradas de Guarulhos, que se mostraram motivados e eficientes; dos servidores cedidos pelas Varas de Guarulhos, que abraçaram o projeto com entusiasmo e emprestaram sua experiência para que as audiências transcorressem rapidamente e sem erros; da Defensoria Pública da União, que esteve presente para os casos que excedessem a hipossuficiência; da coordenação administrativa da servidora Heloisa dos Santos Reis, que tem sido a responsável pela logística da Central e pela colaboração dos juízes federais de Guarulhos.

A Central de Conciliação da Subseção Judiciária de Guarulhos está localizada no Fórum Federal de Guarulhos, na Avenida Salgado Filho, 2050 (Jardim Maia).

Do TRT da 3ª Região