O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Toledo capacitou, no último dia 11, um grupo de 47 conciliadores voluntários que atuarão na unidade e nas suas extensões Fasul e Unipar. A capacitação foi ministrada pelos coordenadores do Cejusc, juízes Rodrigo Rodrigues Dias e Denise Terezinha Corrêa de Melo Krueger, que também são instrutores de mediação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Houve atuação em parceria dos mediadores voluntários atuantes no centro que auxiliaram na supervisão das simulações de audiências de conciliação realizadas durante o curso. Conciliadores voluntários tiveram acesso a noções do processo de autocomposição, negociação e ferramentas, com ênfase no que pode ser utilizado na conciliação.
Foram realizadas também audiências de conciliação simuladas para aferir a absorção de conteúdo pelos alunos. Nas simulações, cada aluno pôde passar pela experiência de conciliador e de parte processual. Atualmente, o centro aplica três métodos autocompositivos para solução de conflitos: justiça restaurativa, mediação e conciliação. Os novos conciliadores aumentarão a capacidade de atendimento.
Fonte: TJPR