Ceará é destaque na Semana da Conciliação

Compartilhe

 

O Ceará é, pelo segundo ano consecutivo, destaque na Semana Nacional de Conciliação. Em todo o Estado, foram realizadas, até as 18 horas de hoje, 08 de dezembro (horário de Brasília), 22.324 audiências, com 11. 568 acordos, que representam 51,82%. Os resultados confirmam o empenho do Tribunal de Justiça que, ao longo do ano, desenvolveu diversas ações pró-conciliação, tanto na capital como no interior.

Além de duas centrais permanentes de conciliação, uma no Fórum Clóvis Beviláqua e outra no próprio TJCE, foram instaladas salas de audiências nos Juizados Especiais da capital, realizados cursos de aperfeiçoamento de conciliadores, juizes e servidores envolvidos diretamente com a conciliação.  

Desde o ano passado, quando o Estado obteve o primeiro lugar no movimento pela conciliação, muitos juízes incorporaram a atividade em suas rotinas, como o juiz Sérgio Luiz Arruda Parente, da 4ª vara de família de Fortaleza, para quem a "conciliação é o caminho para um Judiciário forte e mais próximo do cidadão".

Também merece destaque o empenho dos juízes das 11ª e 12ª Varas de família, e das 19ª e 25ª Varas cíveis de Fortaleza, que realizam audiências conciliatórias regularmente. O mesmo acontece no interior do estado, onde a conciliação tem agilizado a tramitação de processos nas comarcas de Canindé e Russas.

(Fonte: Assessoria de Comunicação do TJCE)