O Centro de Formação e Aperfeiçoamento do Poder Judiciário (CEAJud) ofereceu 1.380 vagas em cursos presenciais e a distância, de janeiro a junho de 2014. Acrescidos às cinco mil oportunidades abertas por meio do 1º Ciclo de Capacitação 2014, o CEAJud ofertou, no primeiro semestre do ano, 6.380 possibilidades de qualificação a servidores do Poder Judiciário, com a inclusão de cursos abertos à sociedade em geral.
Os cursos presenciais oferecidos tiveram parceria do Tribunal de Contas da União (TCU). Fizeram parte da grade capacitações em Desoneração da Folha de Pagamento (90 vagas), Auditoria de Orçamento de Obras (120 vagas), Gestão de Riscos (280 vagas), Avaliação de Controles Internos (200 vagas), Auditoria em Folha de Pagamento (150 vagas) e Planejamento, Licitação, Contratação e Fiscalização de Obras Públicas (160 vagas).
Na modalidade a distância, o CEAJud, também em parceria com o TCU, ofereceu 180 vagas do curso Auditoria Governamental. As oportunidades lançadas por meio do 1º Ciclo de Capacitação 2014, cujas inscrições foram encerradas no primeiro semestre, também serão ministradas a distância. Serão 12 cursos em áreas do Direito e Administração Pública. As aulas terão início nos dias 4, 12 e 18 de agosto, com duração de 30 dias.
A novidade do semestre foi o lançamento de um projeto-piloto de cursos abertos à sociedade. Nessa modalidade, qualquer pessoa, independentemente de ser do Poder Judiciário, pode acessar os cursos do CEAJud. Nessa primeira experiência, 200 oportunidades foram oferecidas em quatro cursos: Improbidade Administrativa, Licitações e Contratos, Orçamento Público e Novo Acordo Ortográfico.
Diogo Albuquerque Ferreira, chefe do CEAJud, afirmou que o projeto deve ser replicado. “O projeto-piloto foi bem-sucedido e, no próximo semestre, novos cursos serão disponibilizados para a sociedade”, disse.
O centro de formação criado pelo CNJ também realizou o Seminário de Gestão por Competências e Gestão do Conhecimento. O evento contou com a participação de 270 servidores e magistrados de todo o país.
Para o próximo semestre, o CEAJud já tem projetos de lançar novos cursos. Um deles é o de Gestão Documental, e outro é Conhecendo o Poder Judiciário e o papel do CNJ. A previsão é de que os dois sejam lançados em agosto. A Oficina para Pais e Mães (curso sobre alienação parental) deve ser apresentada em setembro. E, em outubro, o CEAJud espera lançar o curso Gestão por Competências.
Fernanda Melazo
Agência CNJ de Notícias