Uma gigantesca solenidade que lotou a Praça do Santuário, na cidade de São José de Ribamar, a 30 quilômetros de São Luís (MA), na noite da última quarta-feira (14/12). Assim foi a última versão do Casamento Comunitário do ano, evento criado e coordenado pela Corregedoria Geral da Justiça, com apoio do Tribunal de Justiça do Maranhão e da prefeitura do município, e que oficializou a união de 1.050 casais.
Pela estimativa da Polícia Militar, algo em torno de 6 mil pessoas compareceram à união coletiva, ministrada por mais de 20 juízes, e que contou com a presenças do presidente do TJ, desembargador Jamil Gedeon, do corregedor-geral de Justiça eleito, desembargador Cleones Cunha, do prefeito da cidade, Gil Cutrim, do presidente do TCE, conselheiro Edmar Cutrim, da diretora da Corregedoria, Sumaya Heluy, e outras autoridades.
Ao desejar felicidades aos noivos, Gil Cutrim fez breve perfil da própria família, destacando a necessidade do carinho, do amor, do afeto e do respeito, para que uma união seja permanente e renda bons frutos.
A juíza Teresa Cristina Mendes, titular da 2ª Vara de Ribamar e coordenadora do casamento, afirmou que o evento significava a oficialização de uma união entre casais, a maioria com mais de um filho. Para o presidente Jamil Gedeon, o casamento comunitário é um ato que realiza o sonho de muitos casais, e enfatizou que é uma das ações mais consistentes do Judiciário do Maranhão, criada há doze anos.
O desembargador Cleones Cunha, que toma posse nesta sexta-feira como corregedor-geral, acrescentou que o casamento é um ato de realização entre pessoas que se amam, destacou ter sido a ação criada pelo ex-corregedor-geral, desembargador Jorge Rachid, e destacou o papel da Justiça: “Estamos cumprindo o nosso papel, cumprindo a nossa missão e desejamos felicidades a todos os que estão aqui, concretizando sonhos”, acrescentou.
Com um largo sorriso anunciando toda a felicidade do momento, o aposentado Luciano Teodoro da Silva, de 87 anos, posou para os fotógrafos e respondeu a indagações de repórteres, ao lado da esposa Maria Domingas da Silva, de 68. Revelou que casaram na Igreja Católica há cinco anos e ensinou a receita da felicidade e longevidade conjugal: “Muito amor e respeito”.
Eles foram criados praticamente juntos e estudaram na mesma escola. Ostentando reluzente cabeleireira moicana, imitando o craque Neymar, o estudante Ronilson Lopes Pereira, de 16 anos, e a esposa Alessandra Santos Gomes, de 17, disseram que agora estavam planejando o futuro.
Um dos casais que mais chamou a atenção no evento de Ribamar foi formado pelos jornalistas Itevaldo Júnior e Roberta Gomes. Cercado pelos colegas que faziam cobertura da solenidade, Itevaldo e Roberta destacaram que aquele era o momento de muita emoção, a materialização de um sonho.
Fonte: TJMA