A Casa de Justiça e Cidadania de Montes Claros (MG), a primeira lançada no país dentro do projeto implantado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realiza, no próximo dia 30, palestra sobre direitos e deveres do trabalhador. O intuito é abordar, junto aos cidadãos, aspectos relacionados aos elevados índices de trabalho infantil naquela região, além de informações sobre benefícios aos quais todos os que possuem uma ocupação têm direito.
A palestra também dará ênfase para questões ambientais a serem ressaltadas entre os deveres dos trabalhadores. A programação da Casa de Justiça e Cidadania de Montes Claros iniciou em janeiro último e prevê a realização de eventos ao longo do ano.
O projeto Casas de Justiça e Cidadania, lançado pelo CNJ em dezembro passado, consiste na implementação de centros de voluntariado voltados para o desenvolvimento de ações destinadas a solucionar problemas dos cidadãos e, dessa forma, deixá-los mais próximos do Poder Judiciário e da cultura jurídica brasileira. Na prática, o projeto tem como objetivo fomentar o crescimento social, promover a integração da comunidade na busca de soluções para questões locais e levar aos cidadãos brasileiros acesso aos seus direitos por meio do trabalho voluntário e de parceria com a sociedade.
Além de Montes Claros, já existe Casas de Justiça e Cidadania em Teresina (PI). Na sexta-feira (20/03), o presidente do CNJ, ministro Gilmar Mendes, assinou acordo de cooperação para instalação de mais uma Casa em Macapá (AP) . As próximas unidades deverão ser implantadas em abril, nas cidades de Camboriú (SC), Florianópolis (SC) e Planaltina (DF). Veja aqui a programação das Casas de Justiça e Cidadania de Montes Claros.
HC/ SR
Agência CNJ de Notícias