Casa da Justiça e Cidadania atende 270 pessoas em um dia no Recife

Você está visualizando atualmente Casa da Justiça e Cidadania atende 270 pessoas em um dia no Recife
Compartilhe

Teve início, na segunda-feira (7/11), a 8ª Ação da Casa da Justiça e Cidadania do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), no Recife. No primeiro dia, 270 atendimentos — como vacinações e testes oftalmológicos — foram realizados para moradores da comunidade do Coque. A atividade segue até sexta-feira, com emissão de documentos, consultas médicas, exames e aplicação de vacinas.

Foram feitos cerca de 900 atendimentos na última edição. Uma das participantes foi a manicure Joseane Saturnino dos Santos, de 40 anos, que voltou à Casa da Justiça para acompanhar esta edição. “No ano passado, eu vim. Aí, fui indicada para o Altino Ventura para fazer outros exames de glaucoma. Tudo é muito bem organizado. Estou sendo acompanhada até hoje, com exame para ver a pressão ocular e outros. Agora vim fazer meus exames, porque é sempre bom a gente procurar saber como está o organismo da gente”, disse a profissional autônoma.

Além das consultas médicas, Joseane dos Santos sabe que pode contar com a equipe da Casa da Justiça e Cidadania do TJPE em diferentes serviços. “Nunca precisei de outro tipo de orientação aqui na Casa da Justiça, mas, se precisar, eu sei que vou ter. Aqui está sempre aberto, sei que vai ter orientação e posso confiar, porque tudo é muito bem feito e dá certo”, declarou. Durante o ano, a casa também oferece atendimento jurídico e psicossocial, além de mediação de conflitos.

Através da 8ª Ação da Casa da Justiça e Cidadania, os moradores do Coque, que compreende os bairros de São José e Ilha Joana Bezerra, podem fazer exames como teste rápido para HIV, sífilis, mamografia e preventivo – teste de Papanicolau -, além de aferir a pressão arterial e medir a glicose. A população também pode receber atendimento de profissionais de clínica geral, nutrição, odontologia, oftalmologia, dermatologia e pediatria. Para aqueles que necessitam de expedição de carteira de identidade ou profissional, a ação realiza a emissão do documento.

Com as ações, o Judiciário pernambucano presta direitos fundamentais à sociedade, como lembra a chefe do Núcleo de Apoio e Desenvolvimento da Casa da Justiça e Cidadania do TJPE, Djanira Carneiro. “O TJPE está se aproximando da comunidade, desempenhando o seu papel social, através de ações sociais. Além desta 8ª ação, a Casa da Justiça, nas atividades de rotina, também trata de mediações judiciais, lidando especialmente com causas de família, orientado juridicamente com auxílio de advogada e realizando encaminhamentos a parceiros”, explicou a servidora.

 Fonte: TJPE