Cartórios eleitorais já cadastraram quase 10 mil no Espírito Santo

Compartilhe

Os cartórios eleitorais dos quatro municípios que já começaram os trabalhos de biometria no Espirito Santo já cadastraram quase 10 mil eleitores no estado. Nesta etapa da revisão biométrica, deverão ser cadastrados mais de 220 mil eleitores de 15 municípios capixabas Apiacá e Bom Jesus do Norte completam hoje a segunda semana de trabalho.

De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral de Apiacá, César Leandro dos Santos Pereira, o atendimento ao eleitorado está de acordo com a previsão inicial. Em Apiacá, a Justiça Eleitoral já colheu os dados biométricos de mais 35% do eleitorado, enquanto que em Bom Jesus do Norte já foram revisados quase 30% de seu eleitorado.

Domingos Martins e Santa Leopoldina, que iniciaram os trabalhos da biometria nesta semana, também registraram um movimento intenso de eleitores. Em Domingos Martins, já foram revisados 11,5% do eleitorado. No município de Santa Leopoldina, a primeira semana também foi produtiva, com a revisão de 16,5% do eleitorado.

Até agora, o eleitorado tem atendido à convocação da Justiça Eleitoral e comparecido aos cartórios eleitorais para registrar seus dados biométricos e fotografia. A revisão em Apiacá e Bom Jesus começou em 8 de julho e terminará em 13 de setembro.

Carros de som – Em Domingos Martins e Santa Leopoldina, a expectativa é que o fluxo de eleitores aumente a partir desta próxima semana, em razão do incremento da divulgação do TRE por meio de carros de som. Além disso, a Prefeitura de Santa Leopoldina está auxiliando a Justiça Eleitoral: colocará ônibus para o transporte de eleitores do interior do município até o centro da cidade em diferentes horários.

Segundo a chefe do Cartório de Santa Leopoldina em substituição, Emily Fleischmann, foi organizada uma campanha de divulgação, em parceria com a prefeitura, a câmara municipal e o Ministério Público Eleitoral, com direito a carro de som e disponibilidade de condução aos eleitores até o cartório eleitoral, que se iniciará nesta semana. “Acredito que a quantidade de atendimentos aumentará ainda mais”, avaliou.

A revisão do eleitorado de Domingos Martins e Santa Leopoldina terminará em 27 de setembro. Nesta segunda-feira (22/7), começa o cadastramento biométrico em Itarana e Santa Teresa. Nos municípios onde ocorre a revisão biométrica, os cartórios funcionam das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira. O eleitor que não comparecer ao cartório dentro do prazo terá seu título cancelado.

Fonte: TRE-ES