Dia intenso de movimento, com audiências e atendimento às partes e advogados. Assim foi o primeiro dia de expediente do Cartório Integrado do Tribunal de Justiça da Bahia, instalado na sexta-feira (19/8), primeira unidade do tipo no estado. Com um novo formato de gestão das pessoas e de fluxos de trabalho, a unidade reúne os serviços da 2ª, 5ª, 10ª e 11ª Vara de Relações de Consumo da Capital no primeiro andar do Fórum Cível Orlando Gomes, em Salvador.
Por 12 dias, o expediente forense, a distribuição de processos e a fluência dos prazos processuais na 2ª, 5ª, 10ª e 11ª Vara de Relações de Consumo foram suspensos, em razão da mudança e organização do layout para a nova unidade. No período, magistrados e servidores também passaram por capacitação para atuar no projeto. “Hoje, o setor de atendimento não parou. Começamos com muita disposição, demanda e uma equipe bem preparada”, afirmou a juíza corregedora do cartório integrado, Rita de Cássia Ramos.
Além da juíza, participam do projeto os demais juízes titulares das varas reunidas, Roberto Costa, Laura Scaldaferri e Fábio Alexsandro Costa Bastos; e as juízas auxiliares Luciana Amorim e Fernanda Tourinho. O Cartório Integrado funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com uma perspectiva inicial de ampliar em 30% a produtividade das unidades que o compõem.
O tempo médio de trâmite de um processo nas unidades que integram o cartório, atualmente, é de cinco anos. A perspectiva é de queda deste período para dois a três anos, devido ao novo modo integrado de operação.
Fonte: TJBA