Cartilha traz orientações para promoção da cultura da paz nas eleições

Você está visualizando atualmente Cartilha traz orientações para promoção da cultura da paz nas eleições
Compartilhe

Como parte das ações da campanha “Eleições 2024 no Caminho da Paz”, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) lançou uma cartilha com orientações para contribuir com a realização de eleições inclusivas, livres de desinformação e discursos de ódio. O material, disponível para download em PDF, é voltado a instituições que contribuem com a democracia e a cidadania, juízas, juízes, servidoras e servidores eleitorais.

Produzida pela Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), a “Cartilha de Orientação – Pacto pela Paz nas Eleições” aborda a desinformação, o assédio eleitoral, a violência política, os discursos de ódio, as fraudes à cota de gênero, a acessibilidade e a inclusão. O material também apresenta os conceitos sobre esses temas, bem como canais de denúncias, formas de prevenção e ações que colaboram para a garantia da cultura da paz.

Eleições no Caminho da Paz

campanha “Eleições 2024 no Caminho da Paz”, idealizada pelo presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, tem o propósito de conscientizar sobre a importância de se promover um pleito tranquilo e seguro para todas as pessoas, sem desinformação e violência, que respeite as cotas de gênero e a legislação eleitoral.

Como parte dessa campanha, a Justiça Eleitoral do Paraná lançou o “Pacto Eleições no Caminho da Paz”, que propõe a adoção de ações de prevenção e combate às fraudes nas cotas de gênero, além de medidas para educar e conscientizar o eleitorado, como a Central de Combate à Desinformação do TRE-PR, Gralha Confere.

Instituições públicas e privadas de todo o Paraná são convidadas a apoiarem o pacto. O Termo de Adesão está disponível no site do Tribunal, que torna pública também a lista das mais de 200 entidades e partidos signatários.

Fonte: TRE-PR

Macrodesafio - Enfrentamento à corrupção, à improbidade administrativa e aos ilícitos eleitorais