Como parte das ações da campanha “Eleições 2024 no Caminho da Paz”, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) lançou uma cartilha com orientações para contribuir com a realização de eleições inclusivas, livres de desinformação e de discursos de ódio. O material, disponível para download em PDF, é voltado a instituições que contribuem com a democracia e a cidadania, juízas, juízes, servidoras e servidores eleitorais.
Produzida pela Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), a “Cartilha de Orientação – Pacto pela Paz nas Eleições” aborda a desinformação, o assédio eleitoral, a violência política, os discursos de ódio, as fraudes à cota de gênero, a acessibilidade e a inclusão. O material também apresenta os conceitos sobre esses temas, bem como canais de denúncias, formas de prevenção e ações que colaboram para a garantia da cultura da paz.
Eleições no Caminho da Paz
A campanha “Eleições 2024 no Caminho da Paz”, idealizada pelo presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, tem o propósito de conscientizar sobre a importância de se promover um pleito tranquilo e seguro para todas as pessoas, sem desinformação e violência, que respeite as cotas de gênero e a legislação eleitoral.
Como parte dessa campanha, a Justiça Eleitoral do Paraná lançou o “Pacto Eleições no Caminho da Paz”, que propõe a adoção de ações de prevenção e combate às fraudes nas cotas de gênero, além de medidas para educar e conscientizar o eleitorado, como a Central de Combate à Desinformação do TRE-PR, Gralha Confere.
Instituições públicas e privadas de todo o Paraná são convidadas a apoiarem o pacto. O Termo de Adesão está disponível no site do tribunal, que torna pública também a lista das mais de 200 entidades e partidos signatários.