Carnapaz: Tribunal do Ceará lança campanha de combate à violência contra a mulher no Carnaval

Você está visualizando atualmente Carnapaz: Tribunal do Ceará lança campanha de combate à violência contra a mulher no Carnaval
Mulheres recebem material informativo que orienta sobre como proceder em casos de violência - Foto: Waltembergy Carmo/Ascom TJCE
Compartilhe

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, realizou, no último sábado (15/2), uma ação da campanha “Carnapaz, agressão e assédio nunca mais”, uma iniciativa voltada para o combate à violência contra a mulher durante o período carnavalesco.

A primeira ação aconteceu no bairro Benfica, em Fortaleza, conhecido por sua tradição carnavalesca e grande concentração de foliões. O objetivo da campanha é conscientizar sobre os diferentes tipos de violência: moral, patrimonial, física, sexual e psicológica, além de divulgar os canais de denúncia e suporte às vítimas.

“A campanha foi feita para conscientizar a população sobre brincar o carnaval em paz e conscientizar as mulheres sobre os tipos de violência. Neste ano, trouxemos os caminhos que a mulher deve fazer para denunciar. Esse é um trabalho que nós repetimos todo ano, e percebemos que surte um efeito muito grande”, afirmou a juíza titular do 1.º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Fortaleza, Rosa Mendonça.

Para garantir ampla divulgação, foram distribuídos materiais informativos que orientam sobre como proceder em casos de violência. Entre as principais recomendações, destaca-se a importância de denunciar atos de agressão, seja pelo telefone 190, para situações de emergência, ou do 180, para casos ocorridos em momentos anteriores. Foram informados ainda os contatos da Delegacia de Defesa da Mulher e do Plantão do Grupo de Apoio às Vítimas de Violência (GAVV), que atende exclusivamente em Fortaleza.

“É muito importante ver esse tipo de ação acontecendo, porque infelizmente ainda existem muitos casos de assédio e violência contra as mulheres, e geralmente não sabemos onde denunciar, nem para qual número ligar. A campanha nos mostra que não estamos sozinhas, que existem canais de denúncia e apoio. Saber que a Justiça está envolvida nesse trabalho nos dá mais segurança para aproveitar a festa com tranquilidade”, declarou a foliã e professora Meire Célia.

Na última sexta-feira (14/2), durante encontro da Direção do TJCE com juízas e juízes de todo o estado na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), a desembargadora Vanja Fontenele, supervisora da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, ressaltou a importância da temática para o período carnavalesco, que também é uma das prioridades da atual Gestão.

Fonte: TJCE

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais