Caravana Virtual: tribunais podem se inscrever para divulgar práticas inovadoras

Você está visualizando atualmente Caravana Virtual: tribunais podem se inscrever para divulgar práticas inovadoras
Arte: Banco de Imagens
Compartilhe

Foram abertas nesta terça-feira (4/2) as inscrições para os tribunais interessados em compartilhar boas práticas de gestão e operação de seus laboratórios de inovação. O edital de chamamento para participação na Caravana Virtual dos Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário foi publicado nesta terça. 

Iniciativa do Laboratório de Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Conselho Nacional de Justiça (LIODS/CNJ), a ação busca contribuir para “dar visibilidade a iniciativas de inovação que possam ser replicadas ou inspirar outras inovações e melhorias”, detalha o edital. Assim, ao se inscrever na caravana, o órgão possibilita aos participantes conhecerem as equipes, as abordagens e metodologias e o modo como são aplicadas, entre outros aspectos. 

Inscreva-se 

Os eventos da Caravana de Laboratórios serão realizados na primeira semana de cada mês, de março a dezembro deste ano. Um evento-piloto está programado para fevereiro.  A programação, coordenação logística e realização de cada caravana competem ao órgão anfitrião e seu respectivo Laboratório de Inovação.  

A proposta de programação do evento deverá ser encaminhada com a inscrição. Os interessados devem apresentar a estrutura do laboratório, fluxos de trabalho, metodologias aplicadas no processo de inovação, entre outros itens detalhados no edital. 

Os eventos serão realizados na modalidade virtual, com transmissão ao vivo pelo YouTube e a gravação também deverá ser disponibilizada nos canais oficiais do CNJ. A recomendação é que cada encontro tenha duração de uma a duas horas. As inscrições serão encerradas quando se esgotarem os agendamentos mensais. 

Novos produtos 

A Política Nacional de Gestão da Inovação no Poder Judiciário foi instituída, em 2021, pelo CNJ para disseminar métodos e técnicas que levem à criação e implementação de ideias de novos produtos, serviços e processos de trabalho.  A partir dessa iniciativa, houve a criação da Rede de Inovação do Poder Judiciário Brasileiro (RenovaJud), para impulsionar a gestão da inovação.  Atualmente, a rede é composta por 112 laboratórios em diversas etapas de operacionalização.  

Texto: Margareth Lourenço
Edição: Thaís Cieglinski
Agência CNJ de Notícias 

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária