Capacitação de servidores será feita em conjunto entre órgãos do Judiciário

Compartilhe

Uma reunião realizada nesta terça-feira (22) no plenário do Tribunal Regional do Trabalho (TRT 14ª Região) entre os representantes dos setores competentes da área de cada órgão, serviu para alinhar o planejamento das capacitações previstas para 2011 e propor as ações conjuntas nos pontos comuns. Servidores do Tribunal de Justiça de Rondônia e demais órgãos ligados ao Judiciário serão capacitados em conjunto, graças a acordo de cooperação técnica já existente entre as instituições.
“Dessa maneira otimizamos recursos e potencializamos a quantidade de participantes por evento”, explicou Carla Janaína, diretora do Departamento de Desenvolvimento e Capacitação do TJRO.

O acordo de cooperação, uma recomendação do Conselho Nacional de Justiça, prevê desde a aquisição de materiais em processos integrados até a formação e aperfeiçoamento do corpo técnicos dos tribunais, incluindo a contratação de instrutores, alimentação dos participantes, entre outros itens necessários para que o servidor seja qualificado. A finalidade é economia nos custos, rapidez nos procedimentos e a transparência nos gastos públicos.

Durante o encontro de programas detectou-se que alguns cursos podem ser compartilhados pelos servidores dos diversos órgãos: licitação e contratos, retenção na fonte de tributos e contribuições sociais na contratação de bens e serviços no setor público e ainda Libras (linguagem de sinais). A reunião proporcionou também a troca de ideias e experiências, como a do TRE, que lotou surdo-mudo em áreas estratégicas para que os servidores exercitem a Libras.

Para o presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes, o compartilhamento de conhecimentos, práticas administrativas e tecnologias só traz benefícios à prestação jurisdicional ao cidadão. Ele assinou, em abril do ano passado, junto com os demais representantes dos Tribunal Regional do Trabalho 14ª Região, Ministério Público Federal, o Ministério Público do Trabalho e Tribunal Regional Eleitoral um termo aditivo do acordo existente para reforçar essa política. “Só temos a ganhar com a cooperação”, finalizou.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional do TJRO