Capacitação
Cursos de formação
O CNJ disponibiliza três cursos sobre o BNMP 3.0 em formato online autoinstrucional na plataforma de educação a distância do CNJ, o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário (CEAJud). As capacitações têm curta duração e destinam-se a usuários(as) do sistema nos tribunais brasileiros e servidores(as). Os(as) cursistas conhecerão as novas funcionalidades e os benefícios do BNMP 3.0, além de receber orientações sobre como implementar a solução. Não há necessidade de conhecimento prévio sobre o BNMP 3.0.
- Público-alvo: Magistrados/as e servidores/as do Poder Judiciário brasileiro, em especial autoridades judiciais.
- Carga horária: 9 horas
- Módulos
- Cadastros e Funcionalidades Básicas
- Cadastros de Eventos
- Cadastros de Guias
- Cadastros de Certidões
- Cadastros de Mandados – Medidas Diversas
- Cadastros de Mandados de Internação e Desinternação
- Cadastros de Mandados de Monitoramento
- Cadastros de Mandados de Prisão e Recaptura
- Cadastros de Peças de Revogação
- Assinaturas de Peças
- Público-alvo: Integrantes dos Órgãos de Segurança Pública (MJSP) com acesso ao sistema do Banco Nacional de Medidas Penais e Prisões (BNMP 3.0)
- Carga horária: 2 horas
- Módulos:
- Acessos, Permissões e Funcionalidades Básicas
- Busca de Pessoas e Peças
- Elaboração de Peças
- Elaboração de Eventos
- Público-alvo: Membros do Ministério Público e das Defensorias Públicas com acesso ao sistema do Banco Nacional de Medidas Penais e Prisões (BNMP 3.0)
- Carga horária: 1 hora
- Módulos:
- Acessos, Permissões e Funcionalidades Básicas
- Busca de Pessoas e Peças
Inscrições
O acesso aos cursos será limitado ao público-alvo indicado. Para tanto, as pessoas interessadas deverão se pré-inscrever em formulário específico. O CEAJUD analisará a pré-inscrição e, caso a pessoa atenda ao pré-requisito de vínculo juntos aos órgãos, será autorizado o acesso ao curso. A confirmação e orientações de acesso serão encaminhadas por e-mail.
Acompanhe mais informações sobre lançamento de cursos na página de capacitações do Programa Justiça 4.0.
Outros recursos
- Manual do usuário (versão simplificada): auxilia usuários do Poder Judiciário no acesso, cadastro de informações e gestão de usuários.
- Documentação técnica: fornece informações para a integração dos tribunais.
Cursos Disponíveis
Webinar “Apresentação da Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro”
Visão Geral – Programa de formação para integração e desenvolvimento da Plataforma Digital
Serviço de Autenticação – Programa de formação para integração e desenvolvimento da Plataforma Digital
Serviço de Notificações – Programa de formação para integração e desenvolvimento da Plataforma Digital
Hands-on – Programa de formação para integração e desenvolvimento da Plataforma Digital
Codex: Plataforma de dados processuais – Instalação, integração e consumo de dados
Desenvolvimento Front-end – Programa de formação para integração e desenvolvimento da Plataforma Digital
Sistemas de Processo Eletrônico – Programa de formação para integração e desenvolvimento da Plataforma Digital
A série “Como fazer Pesquisas Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias” tem por objetivo explicar os fundamentos da pesquisa empírica, como produzir dados, como analisá-los, entre outras etapas relevantes do processo de construção de pesquisa empírica aplicada ao direito.
O público-alvo são magistrados, magistradas, servidores e servidoras do Judiciário, comunidade científica e acadêmica e demais integrantes do Sistema de Justiça, que já realizem ou estejam buscando aprimoramento para realização de pesquisas empíricas aplicadas às políticas judiciárias.
Expanda os itens para acessar o conteúdo.
Eventos realizados
Nesta edição da série “Como fazer Pesquisas Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias”, apresentou-se estudo sobre a jurisprudência do supremo Tribunal Federal (STF).
Nesta edição da série “Como fazer Pesquisas Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias”, explicou-se os fundamentos dos estudos empíricos, como produzir dados e analisá-los, entre outras etapas relevantes do processo de construção de pesquisa empírica aplicada ao Direito.
Nesta edição da série “Como fazer Pesquisas Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias”, tratou-se da aplicação prática das Tabelas Processuais Unificadas (TPU) no dia a dia de servidores e magistrados.
Nesta edição da série “Como fazer Pesquisas Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias”, a utilização das Tabelas Processuais Unificadas (TPUs) no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Superior Tribunal de Justiça (STJ) foi o tema tratado durante o evento.
Esta edição da série “Como fazer Pesquisas Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias” abordou a relevância do uso das Tabelas Processuais Unificadas na produção de estatísticas da Justiça.
Esta edição da série “Como fazer Pesquisas Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias” reuniu magistrados(as) e servidores(as) que trabalharam e trabalham na concepção e no aperfeiçoamento dos sistemas de inserção, organização e manuseio das informações na Justiça.
Nesta edição da série “Como fazer Pesquisas Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias”, foram apresentados pela equipe do Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ/CNJ), os painéis do CNJ, como o de Estatísticas e o de Grandes Litigantes, além da interface de programação de aplicação (API) disponibilizada pelo CNJ para dados públicos de Base Nacional de Dados do Poder Judiciário (DataJud).
Nesta edição da série “Como fazer Pesquisas Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias”, foi apresentado um panorama geral sobre o assunto, englobando a definição dos métodos de pesquisa, como o qualitativo e o quantitativo, a diferença de uma pesquisa por amostragem ou uma pesquisa por aplicação de um questionário on-line por adesão, em quais casos escolher determinada opção, além dos cuidados necessários para evitar erros amostrais.
Nesta edição da série “Como fazer Pesquisas Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias”, foram apresentados os dados do 2.º Censo do Poder Judiciário.
Nesta edição da série “Como fazer Pesquisas Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias”, os participantes ouviram instruções, críticas e sugestões sobre a dinâmica de organização e gestão das pesquisas institucionais pelos Grupos de Pesquisas Judiciárias (GPJs) nos tribunais brasileiros.
Nesta edição da série “Como fazer Pesquisas Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias”, explicou sobre a utilização do estudo de caso em pesquisas, que permite investigar o objeto no seu contexto real, mobilizando fontes de coletas qualitativas e quantitativas. A metodologia de estudo de caso pode ser uma ferramenta importante quando o contexto é complexo e com múltiplas variáveis.
Nesta edição da série “Como fazer Pesquisas Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias”, apresentou a importância do uso da técnica do grupo focal em pesquisas qualitativas em direito de apreender percepções, opiniões, conceitos, preconceitos, valores e sentimento frente a um tema determinado em um ambiente de interação.
Nesta edição da série “Como fazer Pesquisas Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias”, apresentou-se a aplicabilidade das ferramentas de análise de conteúdo para a análise de grande quantidade de textos no apoio a pesquisas qualitativas.
Nesta edição da série “Como fazer Pesquisas Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias”, apresentou-se, detalhadamente, as funcionalidades e possibilidades de filtro existentes na plataforma de pesquisa do STJ, destacando cinco produtos disponíveis na ferramenta: jurisprudência em teses, legislação aplicada, pesquisa pronta, repetitivos, informativo e Incidentes de Assunção de Competência (IACs) anotados.
Nesta edição da série “Como fazer Pesquisas Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias”, explicou-se os fundamentos da pesquisa empírica, fornecendo orientações sobre como coletar e analisar dados, entre outras etapas essenciais para a construção de pesquisas aplicadas ao campo do direito
Nesta edição da série “Como fazer Pesquisas Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias”, foi realizado um mini-curso sobre o tema com a pesquisadora do Departamento de Pesquisas Judiciárias Olívia Pessoa
Nesta edição da série “Como fazer Pesquisas Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias”, a discussão foi em torno dos desafios da pesquisa em Administração da Justiça, tendo como palestrante o professor titular da Universidade de Brasília (UnB) Tomás de Aquino Guimarães. A abertura contará com a participação da juíza auxiliar da Presidência do CNJ Ana Aguiar.
Nesta edição da série “Como fazer Pesquisas Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias” foi apresentado como produzir dados, como analisá-los e outras dúvidas relativas às etapas do processo de construção de pesquisa empírica aplicada ao direito são comuns entre acadêmicos e pesquisadores da área jurídica.
Evento inaugural da série “Como fazer Pesquisas Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias” em que se apresenta as definições do que é pesquisa empírica.
SNGB: Capacitação para utilização
As formações são ofertadas na modalidade autoinstrucional e já estão disponíveis na plataforma de ensino on-line do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário (CEAJud). Para obter certificado, será necessário cumprir os requisitos mínimos indicados na plataforma. Não é preciso comprovar qualificação prévia no ato da inscrição.
Servidores, servidoras, magistrados e magistradas poderão aprender a usar a ferramenta no curso SNGB: Capacitação para Utilização. Já profissionais externos ao Poder Judiciário responsáveis pela gestão de bens, em especial agentes policiais, poderão se inscrever no curso Sistema Nacional de Gestão de Bens (SNGB): Capacitação para Utilização – Usuário Externo.
Objetivo: habilitar usuários do Poder Judiciário a utilizar o sistema, incluindo o cadastro e registro de bens apreendidos, e gerir sua situação até a destinação final.
Público-alvo: servidores e magistrados de todos os tribunais brasileiros
Modalidade: autoinstrucional
Carga horária: 3h
Conteúdo:
- Módulo 1 – Apresentação
- Objetivos e finalidades do sistema
- Acessando o SNGB
- Tela inicial do sistema
- Módulo 2 – Classificações de bens e configurações gerais
- Tabela de classificações – Categorias
- Tabela de classificações – Classe
- Tabela de classificações – Subclasse
- Padrões de especificação
- Listas de opções
- Configurando um perfil de acesso
- Criando unidades de medidas
- Criando locais de armazenamento
- Módulo 3 – Cadastro e manutenção de bens
- Cadastrando um bem
- Pessoas
- Fracionamentos
- Processos vinculados
- Remessas
- Anexos
- Histórico
- Gerando um comprovante com QRCode
- Módulo 4 – Gestão de remessas
- Criando uma remessa definitiva
- Incluindo bens da remessa
- Incluindo anexos da remessa
- Visualizando o fluxo da remessa
- Visualizando o histórico da remessa
- Efetuando o envio da remessa
- Recebendo e apropriando uma remessa
- Criando uma remessa temporária
- Apresentando a caixa de entrada
- Módulo 5 – Painéis e relatórios – Visualizando e filtrando relatórios
- Classificação de bens
- Bens cadastrados
- Quantitativos de bens
- Bens por processos
- Bens por detentor
- Dashboards
- Módulo 6 – Considerações finais
Objetivo: habilitar usuários externos a utilizar o sistema, incluindo o cadastro e registro de bens apreendidos, e gerir sua situação até a destinação final.
Público-alvo: profissionais externos ao Poder Judiciário responsáveis pela gestão de bens, em especial agentes policiais.
Modalidade: autoinstrucional
Carga horária: 2h
Requisitos: não há requisito para entrar no curso, exceto possuir um computador com acesso à internet. A capacitação é autoinstrucional e pode ser realizada conforme o ritmo e a disponibilidade de tempo de cada pessoa.
Conteúdo: confira mais informações na ficha do curso.
- Acesse a página do CEAJud: https://www.cnj.jus.br/eadcnj/
- Na página inicial, clique em “acesse aqui”.
- Caso ainda não tenha conta na plataforma, clique em “Criar uma conta”.
- Na tela seguinte, preencha os dados solicitados e clique em “Criar minha conta”.
- Você irá receber um e-mail de confirmação do seu cadastro. Ao acessar a página do CEAJUD, informe seu CPF e senha.
- Pronto! Você está no ambiente de cursos. Agora, basta localizar o curso desejado e iniciar.
Servidores, servidoras, magistrados e magistradas poderão aprender a usar a ferramenta no curso Sniper: Capacitação para Utilização.
O curso é ofertado na modalidade autoinstrucional, via plataforma de ensino on-line do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário (CEAJUD), e está dividido em duas unidades didáticas. A primeira trata do Mapa de Relacionamentos – Dados não sigilosos, e a segunda sobre Mapa de Relacionamentos – Dados Judiciais e Dados Sigilosos.
Para obter certificado, será necessário cumprir os requisitos mínimos, como frequência e nota final maior ou igual a 7 nas atividades avaliativas.
PÚBLICO-ALVO
Servidores(as) e magistrados(as) de todos os tribunais brasileiros poderão se inscrever. Não será necessário comprovar qualificação prévia no ato da inscrição.
COMO SE INSCREVER
Para realizar a inscrição no curso, a pessoa interessada deverá o acessar o link https://eventos.cnj.jus.br/inscricao-sniper-capacitacao-para-utilizacao-2023-ciclo2. Após avaliação por parte do CEAJUD, a matrícula será autorizada apenas a magistrados(as) e servidores(as) do Poder Judiciário. O interessado receberá as comunicações e orientações por e-mail.
Este processo demanda um prazo de dois dias, desde o momento de o cursista realizar sua inscrição, até de fato poder acessar o curso. Destaca-se que não será possível se matricular diretamente via CEAJUD, mesmo se a pessoa já esteja registrada no CEAJUD e seja membro do Poder Judiciário. Todas as inscrições serão via link indicado acima.
Curso Sniper: Capacitação para Utilização
Carga horária: 4h
Objetivos: Objetivos: Habilitar o participante a utilizar a ferramenta e realizar buscas de vínculos entre indivíduos e entidades a partir da relação entre dados provenientes da Receita Federal do Brasil, do Tribunal Superior Eleitoral, Infojud, Sisbajud, Datajud, entre outras fontes.
Conteúdo
Unidade didática 1: Mapa de Relacionamentos – Dados não sigilosos
- Introdução
a. Dados e suas aplicações;b. Bases de dados disponíveis (incluindo origens e limitações); e
c. Conceito de grafos e suas aplicações. - Uso do Mapa de Relacionamentos no Sniper
a. Introdução à plataforma Sniper;
b. Pesquisa de pessoas e relações;
c. Detalhamento sobre bens e ativos;
d. Exportação das informações obtidas; e
e. Exemplos de uso.
Unidade didática 2: Mapa de Relacionamentos – Dados judiciais e dados sigilosos
3. Datajud
a. Consulta à lista de processos judiciais.
4. Sisbajud
a. Contas em instituições financeiras; e
b. Lista de requisições emitidas pelo Sisbajud.
5. Infojud
a. Imposto de Renda da Pessoa Física
i. Resumo da declaração;
ii. Bens declarados;
iii. Dependentes;
iv. Doações/pagamentos;
v. Rendimentos; e
b. Informações provenientes da e-Financeira, para pessoas jurídicas.
Vídeos tutoriais
Para apoiar os usuários, o Programa Justiça 4.0 disponibiliza uma série de vídeos tutoriais que demonstram o cadastro, a gestão de usuários e o acesso ao sistema:
Outros recursos
Para apoiar os usuários, o Programa Justiça 4.0 disponibiliza uma série de vídeos tutoriais que demonstram o cadastro, a gestão de usuários e o acesso ao sistema:
- Ficha de Curso Domicílio Judicial Eletrônico: Capacitação para utilização – Entidades Privadas
- Manual do usuário: auxilia pessoas jurídicas e físicas no primeiro acesso, no cadastro e na gestão de usuários.
- Documentação técnica: fornece informações para integração dos tribunais.
Webinário Domicílio (2024): realizado em abril de 2024, esclarece as principais dúvidas sobre o sistema. Saiba mais em: https://www.cnj.jus.br/agendas/webinario-domicilio-judicial-eletronico/
- Webinário Domicílio 2022: gravado em setembro de 2022, apresenta o sistema aos tribunais.
Cursos
Acompanhe o lançamento de cursos sobre a ferramenta na página de capacitações do Programa Justiça 4.0
Webinar de Aprimoramento do Datajud
O Conselho Nacional de Justiça divulgará as novas ferramentas de aprimoramento do DataJud, em cumprimento a Portaria CNJ n. 160/2020. Serão vários webinários para dar maior visibilidade às ações do CNJ e possibilitar aos tribunais troca de experiências com a equipe que coordena o banco de dados.O Treinamento EaD sobre inteligência artificial – Uma abordagem com uso do SINAPSES tem como objetivo instituir uma ação permanente com o aproveitamento das soluções já existentes e das experiências acumuladas, formando uma comunidade de desenvolvedores aptos a criar modelos de inteligência artificial na plataforma SINAPSES para aumentar o ecossistema de modelos de inteligência artificial com intuito de automatizar rotinas repetitivas no PJe.
A divulgação é sempre feita via e-mail e já foram realizadas 8 turmas. Para entrar na lista de transmissão, favor encaminhar e-mail ao gerenciaexecutivapje@cnj.jus.br
Atos Normativos
Plataforma Tecnológica
Acesso Rápido
Comunicação
Programa de Formação para Automação Avançada no PJe
O Programa de Formação para Automação Avançada no PJe tem o objetivo de instituir uma ação permanente para elevar o nível de automação do sistema PJe, com o aproveitamento das soluções já existentes e das experiências acumuladas, além de uma constante orientação aos tribunais, por meio de uma capacitação na modalidade Ensino a Distância.
Módulo 1 – Nova metodologia para construção de fluxos no PJe
Introdução ao Programa:
1º webinar (24/04/2020):
2º webinar (30/04/2020):
3º webinar (08/05/2020):
4º webinar (15/05/2020):
Módulo 2 – Integração com portal Consumidor.Gov e Configuração para uso do robô do bacenjud (22/05/2020):
Módulo 3 – Chamadas de API´s no BPM (29/05/2020):
Módulo 4 – Inteligência Artificial no PJe
05/06 – Como utilizar serviços de IA
12/06 – Implementando serviços de IA no SINAPSES
Módulo 8 – Inova PJe apresenta o Laboratório de Mineração de Processos (10/07/2020):
Módulo 9 – e-Carta e sua integração ao PJe (17/07/2020):
Módulo 10 – Novo padrão visual para o PJe – Uikit (24/7/2020):
O Uikit.PJe.Jus é um conjunto de ferramentas desenvolvido pelo CNJ em parceria com o Tribunal de Justiça do Mato Grosso (TJMT) para possibilitar uniformidade dos sistemas e aprimorar a usabilidade e experiência do usuário. Com ele, é simples utilizar soluções tecnológicas modernas e intuitivas, como a interface responsiva e por touchscreen (toque na tela, em inglês).
Módulo 11 – PJe e Sinapses: utilização prática de modelos de IA (31/07/2020):
Módulo 12 – Utilizando robôs no PJe (10/08/2020):
Módulo 13 – Integração com SEEU e BNMP (14/08/2020):
Módulo 14 – Triagem inicial na execução fiscal: ELIS/SINAPSES (21/8/2020):
Módulo 15 – Editor LibreOffice: plugins e SINAPSES (28/8/2020):
Capacitações On-line
Pacto Nacional pela Primeira Infância
A qualidade na atenção à primeira infância somente será alcançada com a capacitação dos profissionais atuantes na área. Capacitar permite aos operadores atenção mais eficaz, eficiente e efetiva às crianças de zero a seis anos, de modo a atenderem suas necessidades, expô-las da forma mais reduzida possível, bem como garantir sua integridade física e, principalmente, psicológica. É preciso que a equipe técnica e os operadores do Direito conheçam os procedimentos humanísticos e cientificamente definidos como mais eficientes e menos danosos quando da atenção às crianças de zero a seis anos, fase crucial para a formação da criança como indivíduo, e que terá consequências em toda sua vida.
Para tanto, serão ofertados cursos à distância (EaD) e presenciais sobre princípios, diretrizes e estratégias representadas pelo Marco Legal da Primeira Infância, com enfoque nas competências profissionais de servidores, psicólogos, assistentes sociais e operadores do direito, divididos da seguinte forma:
- 100 turmas de cursos EaD, com 60 horas-aula, para 10.000 servidores públicos;
- 60 turmas de cursos EaD, com 60 horas-aula, para 6.000 psicólogos;
- 60 turmas de cursos EaD, com 60 horas-aula, para 6.000 assistentes sociais;
- 30 turmas de cursos semipresenciais, com 46 horas-aula, para 1.500 operadores do direito; e
- cursos EaD autoinstrucionais, a serem desenvolvidos nas plataformas de órgãos públicos.
As turmas dos cursos voltados para os operadores do direito já foram iniciadas. Para consultar o cronograma da turmas confirmadas e realizar a sua inscrição, clique aqui.
Em breve será divulgado o cronograma de oferta dos cursos a distância.
1ª Reunião do Grupo de Trabalho responsável pelas atividades de planejamento dos cursos |