Cursos de formação 

O CNJ disponibiliza três cursos sobre o BNMP 3.0 em formato online autoinstrucional na plataforma de educação a distância do CNJ, o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário (CEAJud). As capacitações têm curta duração e destinam-se a usuários(as) do sistema nos tribunais brasileiros e servidores(as). Os(as) cursistas conhecerão as novas funcionalidades e os benefícios do BNMP 3.0, além de receber orientações sobre como implementar a solução. Não há necessidade de conhecimento prévio sobre o BNMP 3.0.  

  • Público-alvo: Magistrados/as e servidores/as do Poder Judiciário brasileiro, em especial autoridades judiciais. 
  • Carga horária: 9 horas 
  • Módulos 
    • Cadastros e Funcionalidades Básicas 
    • Cadastros de Eventos 
    • Cadastros de Guias  
    • Cadastros de Certidões 
    • Cadastros de Mandados – Medidas Diversas 
    • Cadastros de Mandados de Internação e Desinternação 
    • Cadastros de Mandados de Monitoramento 
    • Cadastros de Mandados de Prisão e Recaptura 
    • Cadastros de Peças de Revogação 
    • Assinaturas de Peças 
  • Público-alvo: Integrantes dos Órgãos de Segurança Pública (MJSP) com acesso ao sistema do Banco Nacional de Medidas Penais e Prisões (BNMP 3.0) 
  • Carga horária: 2 horas 
  • Módulos: 
    • Acessos, Permissões e Funcionalidades Básicas 
    • Busca de Pessoas e Peças 
    • Elaboração de Peças 
    • Elaboração de Eventos 
  • Público-alvo: Membros do Ministério Público e das Defensorias Públicas com acesso ao sistema do Banco Nacional de Medidas Penais e Prisões (BNMP 3.0) 
  • Carga horária: 1 hora 
  • Módulos: 
    • Acessos, Permissões e Funcionalidades Básicas 
    • Busca de Pessoas e Peças 

Inscrições 

O acesso aos cursos será limitado ao público-alvo indicado. Para tanto, as pessoas interessadas deverão se pré-inscrever em formulário específico. O CEAJUD analisará a pré-inscrição e, caso a pessoa atenda ao pré-requisito de vínculo juntos aos órgãos, será autorizado o acesso ao curso. A confirmação e orientações de acesso serão encaminhadas por e-mail.   

Acompanhe mais informações sobre lançamento de cursos na página de capacitações do Programa Justiça 4.0. 

Outros recursos 

  • Manual do usuário (versão simplificada): auxilia usuários do Poder Judiciário no acesso, cadastro de informações e gestão de usuários. 

Webinar “Apresentação da Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro”

Visão Geral – Programa de formação para integração e desenvolvimento da Plataforma Digital

Serviço de Autenticação – Programa de formação para integração e desenvolvimento da Plataforma Digital

Serviço de Notificações – Programa de formação para integração e desenvolvimento da Plataforma Digital

Hands-on – Programa de formação para integração e desenvolvimento da Plataforma Digital

Codex: Plataforma de dados processuais – Instalação, integração e consumo de dados

Desenvolvimento Front-end – Programa de formação para integração e desenvolvimento da Plataforma Digital

Sistemas de Processo Eletrônico – Programa de formação para integração e desenvolvimento da Plataforma Digital

A série “Como fazer Pesquisas Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias” tem por objetivo explicar os fundamentos da pesquisa empírica, como produzir dados, como analisá-los, entre outras etapas relevantes do processo de construção de pesquisa empírica aplicada ao direito.

O público-alvo são magistrados, magistradas, servidores e servidoras do Judiciário, comunidade científica e acadêmica e demais integrantes do Sistema de Justiça, que já realizem ou estejam buscando aprimoramento para realização de pesquisas empíricas aplicadas às políticas judiciárias.

Acesse aqui a playlist com os eventos já realizados.

Expanda os itens para acessar o conteúdo.

Eventos realizados

Nesta edição da série “Como fazer Pesquisas Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias”, apresentou-se  estudo sobre a jurisprudência do supremo Tribunal Federal (STF).

Veja a cobertura completa do encontro

Nesta edição da série “Como fazer Pesquisas Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias”, explicou-se  os fundamentos dos estudos empíricos, como produzir dados e analisá-los, entre outras etapas relevantes do processo de construção de pesquisa empírica aplicada ao Direito.

Veja a cobertura completa do encontro

Nesta edição da série “Como fazer Pesquisas Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias”, tratou-se da aplicação prática das Tabelas Processuais Unificadas (TPU) no dia a dia de servidores e magistrados. 

Veja a cobertura completa do encontro

Nesta edição da série “Como fazer Pesquisas Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias”, a utilização das Tabelas Processuais Unificadas (TPUs) no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Superior Tribunal de Justiça (STJ) foi o tema tratado durante o evento.

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Esta edição da série “Como fazer Pesquisas Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias” abordou a relevância do uso das Tabelas Processuais Unificadas na produção de estatísticas da Justiça. 

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Esta edição da série “Como fazer Pesquisas Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias” reuniu magistrados(as) e servidores(as) que trabalharam e trabalham na concepção e no aperfeiçoamento dos sistemas de inserção, organização e manuseio das informações na Justiça.

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Nesta edição da série “Como fazer Pesquisas Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias”, foram apresentados pela equipe do Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ/CNJ), os painéis do CNJ, como o de Estatísticas e o de Grandes Litigantes, além da interface de programação de aplicação (API) disponibilizada pelo CNJ para dados públicos de Base Nacional de Dados do Poder Judiciário (DataJud).

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Nesta edição da série “Como fazer Pesquisas Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias”, foi apresentado um panorama geral sobre o assunto, englobando a definição dos métodos de pesquisa, como o qualitativo e o quantitativo, a diferença de uma pesquisa por amostragem ou uma pesquisa por aplicação de um questionário on-line por adesão, em quais casos escolher determinada opção, além dos cuidados necessários para evitar erros amostrais.

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Nesta edição da série “Como fazer Pesquisas Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias”, foram apresentados os dados do 2.º Censo do Poder Judiciário.

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Nesta edição da série “Como fazer Pesquisas Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias”, os participantes ouviram instruções, críticas e sugestões sobre a dinâmica de organização e gestão das pesquisas institucionais pelos Grupos de Pesquisas Judiciárias (GPJs) nos tribunais brasileiros.

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Nesta edição da série “Como fazer Pesquisas Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias”, explicou sobre a utilização do estudo de caso em pesquisas, que permite investigar o objeto no seu contexto real, mobilizando fontes de coletas qualitativas e quantitativas. A metodologia de estudo de caso pode ser uma ferramenta importante quando o contexto é complexo e com múltiplas variáveis.

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Nesta edição da série “Como fazer Pesquisas Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias”, apresentou a importância do uso da técnica do grupo focal em pesquisas qualitativas em direito de apreender percepções, opiniões, conceitos, preconceitos, valores e sentimento frente a um tema determinado em um ambiente de interação.

Veja a cobertura completa do encontro

Nesta edição da série “Como fazer Pesquisas Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias”, apresentou-se a aplicabilidade das ferramentas de análise de conteúdo para a análise de grande quantidade de textos no apoio a pesquisas qualitativas.

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Nesta edição da série “Como fazer Pesquisas Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias”, apresentou-se, detalhadamente, as funcionalidades e possibilidades de filtro existentes na plataforma de pesquisa do STJ, destacando cinco produtos disponíveis na ferramenta: jurisprudência em teses, legislação aplicada, pesquisa pronta, repetitivos, informativo e Incidentes de Assunção de Competência (IACs) anotados.

Veja a cobertura completa do encontro

Nesta edição da série “Como fazer Pesquisas Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias”, explicou-se os fundamentos da pesquisa empírica, fornecendo orientações sobre como coletar e analisar dados, entre outras etapas essenciais para a construção de pesquisas aplicadas ao campo do direito

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Nesta edição da série “Como fazer Pesquisas Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias”, foi realizado um mini-curso sobre o tema com a pesquisadora do Departamento de Pesquisas Judiciárias Olívia Pessoa

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Nesta edição da série “Como fazer Pesquisas Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias”, a discussão foi em torno dos desafios da pesquisa em Administração da Justiça, tendo como palestrante o professor titular da Universidade de Brasília (UnB) Tomás de Aquino Guimarães. A abertura contará com a participação da juíza auxiliar da Presidência do CNJ Ana Aguiar.

Veja a cobertura completa do encontro

Nesta edição da série “Como fazer Pesquisas Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias” foi apresentado como produzir dados, como analisá-los e outras dúvidas relativas às etapas do processo de construção de pesquisa empírica aplicada ao direito são comuns entre acadêmicos e pesquisadores da área jurídica.

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Evento inaugural da série “Como fazer Pesquisas Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias” em que se apresenta as definições do que é pesquisa empírica. 

Veja a cobertura completa do encontro.

SNGB: Capacitação para utilização 

As formações são ofertadas na modalidade autoinstrucional e já estão disponíveis na plataforma de ensino on-line do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário (CEAJud). Para obter certificado, será necessário cumprir os requisitos mínimos indicados na plataforma. Não é preciso comprovar qualificação prévia no ato da inscrição.  

Servidores, servidoras, magistrados e magistradas poderão aprender a usar a ferramenta no curso SNGB: Capacitação para Utilização. Já profissionais externos ao Poder Judiciário responsáveis pela gestão de bens, em especial agentes policiais, poderão se inscrever no curso Sistema Nacional de Gestão de Bens (SNGB): Capacitação para Utilização – Usuário Externo. 

Objetivo: habilitar usuários do Poder Judiciário a utilizar o sistema, incluindo o cadastro e registro de bens apreendidos, e gerir sua situação até a destinação final.  

Público-alvo: servidores e magistrados de todos os tribunais brasileiros   

Modalidade: autoinstrucional 

Carga horária: 3h 

Conteúdo:  

  • Módulo 1 – Apresentação    
    • Objetivos e finalidades do sistema   
    • Acessando o SNGB 
    • Tela inicial do sistema  
  • Módulo 2 – Classificações de bens e configurações gerais   
    • Tabela de classificações – Categorias   
    • Tabela de classificações – Classe   
    • Tabela de classificações – Subclasse   
    • Padrões de especificação   
    • Listas de opções   
    • Configurando um perfil de acesso   
    • Criando unidades de medidas   
    • Criando locais de armazenamento  
  • Módulo 3 – Cadastro e manutenção de bens   
    • Cadastrando um bem   
    • Pessoas   
    • Fracionamentos   
    • Processos vinculados   
    • Remessas   
    • Anexos   
    • Histórico   
    • Gerando um comprovante com QRCode   
  • Módulo 4 – Gestão de remessas   
    • Criando uma remessa definitiva   
    • Incluindo bens da remessa   
    • Incluindo anexos da remessa   
    • Visualizando o fluxo da remessa   
    • Visualizando o histórico da remessa   
    • Efetuando o envio da remessa    
    • Recebendo e apropriando uma remessa   
    • Criando uma remessa temporária   
    • Apresentando a caixa de entrada   
  • Módulo 5 – Painéis e relatórios  – Visualizando e filtrando relatórios  
    • Classificação de bens   
    • Bens cadastrados   
    • Quantitativos de bens   
    • Bens por processos   
    • Bens por detentor   
    • Dashboards  
  • Módulo 6 – Considerações finais  

Objetivo: habilitar usuários externos a utilizar o sistema, incluindo o cadastro e registro de bens apreendidos, e gerir sua situação até a destinação final. 

Público-alvo: profissionais externos ao Poder Judiciário responsáveis pela gestão de bens, em especial agentes policiais. 

Modalidade: autoinstrucional 

Carga horária: 2h 

Requisitos: não há requisito para entrar no curso, exceto possuir um computador com acesso à internet. A capacitação é autoinstrucional e pode ser realizada conforme o ritmo e a disponibilidade de tempo de cada pessoa. 

Conteúdo: confira mais informações na ficha do curso 

  1. Acesse a página do CEAJud: https://www.cnj.jus.br/eadcnj/  
  2. Na página inicial, clique em “acesse aqui”.    
  3. Caso ainda não tenha conta na plataforma, clique em “Criar uma conta”.    
  4. Na tela seguinte, preencha os dados solicitados e clique em “Criar minha conta”.   
  5. Você irá receber um e-mail de confirmação do seu cadastro. Ao acessar a página do CEAJUD, informe seu CPF e senha.   
  6. Pronto! Você está no ambiente de cursos. Agora, basta localizar o curso desejado e iniciar.  

Servidores, servidoras, magistrados e magistradas poderão aprender a usar a ferramenta no curso Sniper: Capacitação para Utilização.  

O curso é ofertado na modalidade autoinstrucional, via plataforma de ensino on-line do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário (CEAJUD), e está dividido em duas unidades didáticas. A primeira trata do Mapa de Relacionamentos – Dados não sigilosos, e a segunda sobre Mapa de Relacionamentos – Dados Judiciais e Dados Sigilosos.

Para obter certificado, será necessário cumprir os requisitos mínimos, como frequência e nota final maior ou igual a 7 nas atividades avaliativas.  

PÚBLICO-ALVO  

Servidores(as) e magistrados(as) de todos os tribunais brasileiros poderão se inscrever. Não será necessário comprovar qualificação prévia no ato da inscrição.   

COMO SE INSCREVER  

Para realizar a inscrição no curso, a pessoa interessada deverá o acessar o link https://eventos.cnj.jus.br/inscricao-sniper-capacitacao-para-utilizacao-2023-ciclo2. Após avaliação por parte do CEAJUD, a matrícula será autorizada apenas a magistrados(as) e servidores(as) do Poder Judiciário. O interessado receberá as comunicações e orientações por e-mail.

Este processo demanda um prazo de dois dias, desde o momento de o cursista realizar sua inscrição, até de fato poder acessar o curso. Destaca-se que não será possível se matricular diretamente via CEAJUD, mesmo se a pessoa já esteja registrada no CEAJUD e seja membro do Poder Judiciário. Todas as inscrições serão via link indicado acima.

Curso Sniper: Capacitação para Utilização 
Carga horária: 4h 
Objetivos: Objetivos: Habilitar o participante a utilizar a ferramenta e realizar buscas de vínculos entre indivíduos e entidades a partir da relação entre dados provenientes da Receita Federal do Brasil, do Tribunal Superior Eleitoral, Infojud, Sisbajud, Datajud, entre outras fontes.

Conteúdo  

Unidade didática 1: Mapa de Relacionamentos – Dados não sigilosos

  1. Introdução
           a. Dados e suas aplicações;

           b. Bases de dados disponíveis (incluindo origens e limitações); e
           c. Conceito de grafos e suas aplicações.

  2. Uso do Mapa de Relacionamentos no Sniper

           a. Introdução à plataforma Sniper;
           b. Pesquisa de pessoas e relações;
           c. Detalhamento sobre bens e ativos;
           d. Exportação das informações obtidas; e
           e. Exemplos de uso.

Unidade didática 2: Mapa de Relacionamentos – Dados judiciais e dados sigilosos

 3. Datajud
             a. Consulta à lista de processos judiciais.
 4. Sisbajud
             a. Contas em instituições financeiras; e
             b. Lista de requisições emitidas pelo Sisbajud.
 5. Infojud
             a. Imposto de Renda da Pessoa Física
                       i. Resumo da declaração;
                       ii. Bens declarados;
                       iii. Dependentes;
                       iv. Doações/pagamentos;
                       v. Rendimentos; e
              b. Informações provenientes da e-Financeira, para pessoas jurídicas.

Vídeos tutoriais
Para apoiar os usuários, o Programa Justiça 4.0 disponibiliza uma série de vídeos tutoriais que demonstram o cadastro, a gestão de usuários e o acesso ao sistema:

Outros recursos
Para apoiar os usuários, o Programa Justiça 4.0 disponibiliza uma série de vídeos tutoriais que demonstram o cadastro, a gestão de usuários e o acesso ao sistema:


Cursos
Acompanhe o lançamento de cursos sobre a ferramenta na página de capacitações do Programa Justiça 4.0

Webinar de Aprimoramento do Datajud
O Conselho Nacional de Justiça divulgará as novas ferramentas de aprimoramento do DataJud, em cumprimento a Portaria CNJ n. 160/2020. Serão vários webinários para dar maior visibilidade às ações do CNJ e possibilitar aos tribunais troca de experiências com a equipe que coordena o banco de dados.
No Módulo 1 (19/2/2021), foi apresentado o novo Validador de XML (acesse a apresentação em Power Point)
Você pode rever o evento aqui: No Módulo 2 (5/3/2021) – Novo Painel de Saneamento, que substitui o Painel de Qualificação (acesse a apresentação em Power Point) Você pode rever o evento aqui: No dia 19/03 foi realizada uma reunião de acompanhamento, para sanar dúvidas sobre o saneamento (acesse a apresentação em Power Point ) Você pode rever o evento aqui: Módulo 3 (09/04/2021) – Faxinajud, plataforma vencedora do CNJ Inova (acesse a apresentação em Power Point) Você pode rever o evento aqui: No dia 30/4/2021, foi realizada reunião de orientação sobre o envio de dados pelos Tribunais ao DataJud. Você pode rever o evento aqui: Módulo 4 (28/05/2021) – Tema Prêmio CNJ de Qualidade 2021 Você pode rever o evento aqui: Apresentação das ferramentas de Acesso ao Datajud (Elastic) Módulo 5 (5/11/2021) – Tema: Painel de acompanhamento e Painel de saneamento das unidades judiciárias Você pode rever o evento aqui: Módulo 6 (27/04/2022) – Tema: Nova versão do Painel de Estatísticas do Poder Judiciário. Você pode rever o evento aqui: (20/10/2023) – Tema: Novas Ferramentas do Datajud e Modelo de Transmissão de Dados. Você pode rever o evento aqui: (27/10/2023) – Tema: Novas Ferramentas do Datajud e Modelo de Transmissão de Dados Você pode rever o evento aqui:  

O Treinamento EaD sobre inteligência artificial – Uma abordagem com uso do SINAPSES tem como objetivo instituir uma ação permanente com o aproveitamento das soluções já existentes e das experiências acumuladas, formando uma comunidade de desenvolvedores aptos a criar modelos de inteligência artificial na plataforma SINAPSES para aumentar o ecossistema de modelos de inteligência artificial com intuito de automatizar rotinas repetitivas no PJe. 

A divulgação é sempre feita via e-mail e já foram realizadas 8 turmas. Para entrar na lista de transmissão, favor encaminhar e-mail ao gerenciaexecutivapje@cnj.jus.br

Programa de Formação para Automação Avançada no PJe

O Programa de Formação para Automação Avançada no PJe tem o objetivo de instituir uma ação permanente para elevar o nível de automação do sistema PJe, com o aproveitamento das soluções já existentes e das experiências acumuladas, além de uma constante orientação aos tribunais, por meio de uma capacitação na modalidade Ensino a Distância.

Módulo 1 – Nova metodologia para construção de fluxos no PJe

 Introdução ao Programa:

1º webinar (24/04/2020):

2º webinar (30/04/2020):

3º webinar (08/05/2020):

4º webinar (15/05/2020):

Módulo 2 –  Integração com portal Consumidor.Gov e Configuração para uso do robô do bacenjud (22/05/2020):

Módulo 3 – Chamadas de API´s no BPM (29/05/2020): 

Módulo 4 – Inteligência Artificial no PJe

05/06 – Como utilizar serviços de IA

12/06 – Implementando serviços de IA no SINAPSES

Módulo 5 – Automação de etiquetas no PJe (19/06/2020): 
 
 
Módulo 6 – Novo editor do PJe: Editor Libre Office (26/06/2020):
 
 
Módulo 7 – Geração de certidões automáticas no PJe (03/07/2020) :

Módulo 8 – Inova PJe apresenta o Laboratório de Mineração de Processos (10/07/2020):

Módulo 9 – e-Carta e sua integração ao PJe (17/07/2020):

Módulo 10 – Novo padrão visual para o PJe – Uikit (24/7/2020):

O Uikit.PJe.Jus é um conjunto de ferramentas desenvolvido pelo CNJ em parceria com o Tribunal de Justiça do Mato Grosso (TJMT) para possibilitar uniformidade dos sistemas e aprimorar a usabilidade e experiência do usuário. Com ele, é simples utilizar soluções tecnológicas modernas e intuitivas, como a interface responsiva e por touchscreen (toque na tela, em inglês).

Módulo 11 – PJe e Sinapses: utilização prática de modelos de IA  (31/07/2020):

Módulo 12 – Utilizando robôs no PJe (10/08/2020):

Módulo 13 – Integração com SEEU e BNMP (14/08/2020):

Módulo 14 – Triagem inicial na execução fiscal: ELIS/SINAPSES (21/8/2020): 

Módulo 15 – Editor LibreOffice: plugins e SINAPSES (28/8/2020):

Capacitações On-line

Pacto Nacional pela Primeira Infância

A qualidade na atenção à primeira infância somente será alcançada com a capacitação dos profissionais atuantes na área. Capacitar permite aos operadores atenção mais eficaz, eficiente e efetiva às crianças de zero a seis anos, de modo a atenderem suas necessidades, expô-las da forma mais reduzida possível, bem como garantir sua integridade física e, principalmente, psicológica. É preciso que a equipe técnica e os operadores do Direito conheçam os procedimentos humanísticos e cientificamente definidos como mais eficientes e menos danosos quando da atenção às crianças de zero a seis anos, fase crucial para a formação da criança como indivíduo, e que terá consequências em toda sua vida.

Para tanto, serão ofertados cursos à distância (EaD) e presenciais sobre princípios, diretrizes e estratégias representadas pelo Marco Legal da Primeira Infância, com enfoque nas competências profissionais de servidores, psicólogos, assistentes sociais e operadores do direito, divididos da seguinte forma:

  • 100 turmas de cursos EaD, com 60 horas-aula, para 10.000 servidores públicos;
  • 60 turmas de cursos EaD, com 60 horas-aula, para 6.000 psicólogos;
  • 60 turmas de cursos EaD, com 60 horas-aula, para 6.000 assistentes sociais;
  • 30 turmas de cursos semipresenciais, com 46 horas-aula, para 1.500 operadores do direito; e
  • cursos EaD autoinstrucionais, a serem desenvolvidos nas plataformas de órgãos públicos.

As turmas dos cursos voltados para os operadores do direito já foram iniciadas. Para consultar o cronograma da turmas confirmadas e realizar a sua inscrição, clique aqui.

Em breve será divulgado o cronograma de oferta dos cursos a distância.

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1ª Reunião do Grupo de Trabalho responsável pelas atividades de planejamento dos cursos