Campanha vai mostrar importância da conciliação para conflitos do dia-a-dia

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Por meio de jornais, rádio, TV e internet, a campanha "Conciliar é legal" dará visibilidade às ações do Movimento pela Conciliação, lançado nesta quarta-feira (23/08), no decorrer dos próximos quatro meses. A campanha pretende incluir a conciliação entre os principais temas dos veículos de comunicação que cobrem as atividades do Judiciário. Além de levar o assunto até a população, a iniciativa se propõe a desestimular a cultura litigiosa e mobilizar magistrados e conciliadores.

Um dos principais objetivos da campanha é quebrar a resistência dos operadores do direito e dos próprios magistrados em relação ao assunto. Para isso, os profissionais envolvidos na divulgação das atividades do Movimento vão tentar mostrar aos jornalistas a importância da conciliação na solução de conflitos do dia-a-dia.

No lançamento do Movimento, o secretário de Comunicação Social do Supremo Tribunal Federal (STF), Delorgel Kaiser, apresentou um vídeo produzido pela TV Justiça com depoimentos de cidadãos que recorreram à conciliação para se livrarem de problemas como dívidas financeiras e separação matrimonial. "Esta campanha só terá êxito se tiver o empenho das assessorias de comunicação dos órgãos envolvidos", observou Kaiser, ao lembrar da importância da participação das assessorias dos tribunais, do Ministério Público e das entidades que também participam do Movimento.