Sexta, 14 de Novembro de 2008 | |
As primeiras ações da Campanha Nacional pelo Registro Civil em São Luís terão início neste fim de semana, com o atendimento à população em postos instalados em escolas da capital. Neles, serão expedidos, gratuitamente, os registros de nascimento, e os documentos RG e Carteira de Trabalho. O evento é promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e realizado no Maranhão pela Corregedoria Geral da Justiça e órgãos parceiros. |
Neste sábado (15 /11 ) e domingo (16 /11 ), o trabalho estará centralizado da Unidade Escolar Roseana Sarney (Rua 10, Ilhinha), e na Unidade Escolar Pedro Álvares Cabral (Av. 01, Jardim América, Cidade Operária). No próximo final de semana, dias 22 e 23, a ação será na Unidade de Ensino Básico Roseno de Jesus Mendes (Av. José de Ribamar Oliveira, Vila Janaína), e nas instalações do SESI na BR 235, no Tibiri.
Ao longo da semana será feito o atendimento normal da Central de Registros e postos em maternidades da capital. A previsão de atendimento é de 200 Registros Civis por dia e Carteiras de Trabalho de acordo com a demanda. Em nível nacional, a campanha será desenvolvidada de 17 de novembro a 17 de dezembro, com o apoio dos tribunais e participação da magistratura.
PARCEIROS – Para garantir o sucesso das atividades, o corregedor Jamil Gedeon Neto firmou parcerias com a Secretaria de Segurança Cidadã, que vai disponibilizar equipe de pessoal habilitado para realizar 800 cédulas de Identidade, com isenção da taxa de emissão.
A PMMA auxiliará com forças policiais visando garantir a segurança dos trabalhos, e o SESI vai disponibilizar o espaço físico para o atendimento na mobilização no final de semana posterior e equipamento de impressão e fotocópia para expedir os registros civis.
Outra parceria importante é com o Viva Cidadão, que está disponibilizando pessoal de apoio e Carteiras de Trabalho e Previdência Social. Outros órgãos como UNIFEF, Correios, e as Secretarias de Desenvolvimento Social, da Mulher, de Direitos Humanos e da Saúde trabalham na mobilização do público-alvo e na divulgação da campanha.
Fonte: Assessoria de Comunicação do TJMA