Campanha Celeridade Já avança pelo interior do Mato Grosso

Compartilhe

Prosseguem até 6 de dezembro os mutirões de movimentação processual em duas novas localidades de Mato Grosso: 1ª e 2ª Vara da Comarca de São José do Rio Claro (a 315km de Cuiabá, no norte do estado) e na Comarca de Ribeirão Cascalheira (900km a leste da capita mato-grossense). A primeira unidade judiciária recebeu ontem (25 de novembro) quatro servidores encaminhados pela Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ-MT), sendo que cada vara passou a contar com auxílio de duas pessoas. Em Ribeirão Cascalheira, quatro servidores permanecerão ao longo de duas semanas contribuindo para agilizar o trâmite processual, numa ação que integra a campanha estadual Celeridade Já.

Para declarar o regime de mutirão nessas unidades, a Corregedoria levou em consideração a existência do grande volume de processos pendentes de movimentação. Considerou ainda o enxuto quadro de servidores lotados nas varas, bem como a urgente necessidade de aumentar o número de colaboradores para executar os trabalhos ali existentes.

Uma iniciativa da Corregedoria, esses mutirões pretendem impulsionar processos em trâmite em 40 unidades judiciárias consideradas em situação crítica. Elas representam cerca de 60% da taxa de congestionamento da Justiça mato-grossense de primeira Instância. Durante a ação, as atividades ocorrem das 8h às 18h e é dada prioridade aos atos relacionados ao registro, autuação, juntada e publicações diversas.

Conforme o último balanço realizado em meados dos novembro pela CGJ, em pouco mais de dois meses de atuação o Celeridade Já movimentou mais de 113 mil processos, o que corresponde a cerca de 11% do total de processos (1.067.757) em trâmite na primeira instância do estado. Os dados referem-se apenas à movimentação processual do mutirão, sem contar com o trâmite ordinário dos processos.

Fonte: CGJ-MT