A terceira fase do Projeto Biometria no Tocantins será lançada oficialmente em 16 de abril. Nesta etapa, serão contempladas as cidades de Palmas e Araguaína, onde deverão ser recadastrados em torno de 250 mil eleitores. Em Araguaína, o recadastramento terá início em 22 de março; e em Palmas, em 16 de abril. Uma das vantagens do sistema é prover maior segurança ao processo eleitoral nos municípios com maior número de eleitores.
Como parte dos preparativos para o início do recadastramento biométrico, o TRE-TO e a Prefeitura de Palmas firmaram Termo de Cooperação para a cessão de 25 servidores do município, os quais atuarão na 29ª Zona Eleitoral dando apoio aos serviços da Justiça Eleitoral. O primeiro treinamento será realizado em 11 de março, das 8 às 12 horas, somente com os servidores do tribunal previamente cadastrados no9 Projeto Socialização do Conhecimento.
Outras parcerias e termos de cooperação deverão ser assinados nos próximos dias, bem como a realização de oficinas e treinamento às pessoas que trabalharão no recadastramento biométrico em Palmas e Araguaína.
Logística – A Secretaria e as Zonas Eleitorais estão trabalhando para oferecer ao cidadão um serviço de agendamento eletrônico, priorizando o atendimento por meio de prévio credenciamento. Além do mais, toda a logística, projetos e parcerias estão sendo finalizados para oferecer um atendimento eficaz nas duas cidades.
No Tocantins, mais de 120 mil eleitores votaram por meio do sistema biométrico nas eleições de 2012. A primeira fase de implantação da biometria ocorreu em 2009, em Alvorada (14ª Zona Eleitoral) e Pedro Afonso (23ª ZE). Já a segunda etapa ocorreu em 2011 nas zonas eleitorais de Paraíso do Tocantins (7ª), Gurupi (2ª) e Tupirama, pertencente à 23ª ZE. No total, as duas primeiras fases recadastraram 13% do eleitorado.
Fonte: TRE-TO