A Biblioteca Desembargador Jaime de Alencar Araripe, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), será reinaugurada nesta quinta-feira (5/7), às 17h. O evento contará com a presença do desembargador José Arísio Lopes da Costa, presidente da Corte.
A Biblioteca, que havia sido transferida para o Centro de Documentação e Informática, passará a funcionar no térreo do TJCE, no Cambeba. Segundo a diretora da Divisão do Departamento de Gestão de Documentos, Ismênia Márcia Linhares Justino, as novas instalações vão beneficiar os usuários. “Com a mudança, a sala de leitura foi ampliada, possibilitando que até nove pessoas realizem atividades de estudo. Além disso, foram instalados três terminais para pesquisa na Internet”, destacou.
A Biblioteca possui acervo de 8.468 livros, 183 periódicos, 482 obras raras, além de DVDs e monografias. Conta ainda com 26 mil publicações informatizadas para pesquisa, 9.162 artigos, 47.318 registros de catalogação e obras de Literatura, História e Geografia, entre outras.
Um dos serviços disponíveis é a Biblioteca Digital Jurídica (BDJUR), que armazena, preserva e divulga, em formato digital, a produção bibliográfica do Judiciário cearense. O acesso pode ser feito por meio do endereço eletrônico http://www2.tjce.jus.br:8080/biblioteca/.
De acordo com a assessora Institucional do TJCE, Lúcia Carvalho Cidrão, ainda neste ano serão investidos R$ 300 mil para a aquisição de cerca de 900 livros e de 30 periódicos. “Os recursos já estão assegurados e a compra se encontra em fase de licitação”, explicou.
Empréstimo – A Biblioteca oferece serviço de consulta e pesquisa ao público em geral. O empréstimo domiciliar, no entanto, é exclusivamente destinado a magistrados, servidores, estagiários e terceirizados do Poder Judiciário. A renovação do material poderá ser feita de forma on-line, desde que a obra não esteja reservada. O atendimento ao público será feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Do TJCE