O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) disponibiliza um importante canal de atendimento remoto ao cidadão: o Balcão Virtual. A ferramenta permite o diálogo direto da Justiça Eleitoral alagoana com partes de processos e representantes. E ainda com eleitores e eleitoras que precisem entrar em contato com os cartórios, integrantes do Ministério Público Eleitoral e Defensoria Pública da União e autoridades policiais atuantes nos processos judiciais em tramitação.
A medida, que desburocratiza e torna permanente o acesso remoto direto e imediato dos usuários dos serviços da Justiça, está regulamentada pela Portaria Conjunta n. 08/2021. O Balcão Virtual do TRE-AL funciona em sala de videoconferência que permanece aberta durante o horário de atendimento ao público: de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 13h30 pelas Zonas Eleitorais e das 13h às 19h, pela sede do Tribunal. Às sextas, a sede também atende das 7h30 às 13h30.
O novo canal de atendimento é de uso exclusivo para tirar dúvidas e obter orientações relativas a processos. As demandas relativas às operações do cadastro eleitoral – alistamento, revisão, transferência e regularização do título – continuam sendo atendidas pelo TítuloNet. O Balcão Virtual também não substitui o sistema de peticionamento do Processo Judicial Eletrônico (PJe), sendo vedado o seu uso para protocolo de qualquer petição.
Fonte: TRE-AL