O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) concluiu nesta segunda-feira (7/6) a implantação do Balcão Virtual nas 384 varas de 1º grau espalhadas pelas 111 comarcas do estado. A ferramenta simula o atendimento presencial por uma chamada de videoconferência em função da pandemia da Covid-19. Nesta segunda, 38 unidades em 20 sedes judiciárias receberam o Balcão Virtual. Com a política de “mais bytes e menos tijolos”, o TJSC tem a capacidade de realizar mais de 500 videoconferências simultâneas.
O novo canal de comunicação começou a ser implantado no dia 22 de março, nas comarcas da capital e de Joinville. Depois vieram as sedes judiciárias de entrância especial e, na sequência, de forma regionalizada, as comarcas de entrância final e inicial. Desde então, foram mais de 3,4 mil chamadas por videoconferência.
A juíza auxiliar da Presidência do TJSC Carolina Ranzolin Nerbass destaca o dispositivo como moderno, rápido, eficiente, seguro e conectado com as mudanças que a pandemia exige e os anseios sociais. “É uma inovação que promove o acesso remoto, direto e imediato dos usuários da Justiça com os servidores. Simula o atendimento presencial com plena comunicação e interação dos atendentes com os usuários.”
Para o juiz-corregedor Silvio Franco, o Balcão Virtual proporciona aos envolvidos uma experiência que permite a potencialização dos benefícios trazidos pela tecnologia, a exemplo da celeridade procedimental e da economia com deslocamentos. “Sob o aspecto do delicado momento de pandemia vivenciado, em que a atuação presencial se mostra exceção, a nova ferramenta assume indubitável importância. A implantação exitosa do Balcão Virtual evidencia, ao cabo, o valoroso trabalho conjunto da administração e das unidades judiciárias, fundado no objetivo de constante aprimoramento das atividades forenses.”
Investimento
O chefe de Divisão de Redes de Comunicação da Diretoria de Tecnologia da Informação do Tribunal, André Luiz Dal Grande, explica que o Judiciário catarinense saiu na frente porque já possuía disponível o PJSC-Conecta, que é a ferramenta de videoconferência de software livre usada em audiências virtuais do 2º grau. Para atender a demanda do Balcão Virtual, foi necessário ampliar as máquinas servidoras, com a disponibilização de 10 novos equipamentos.
No início da pandemia, o TJSC tinha duas máquinas servidoras para atender a pouco mais de 90 videoconferências. “Hoje, estamos com mais de 50 máquinas para atender a mais de 500 videoconferências simultâneas, incluindo Balcão Virtual, sessões das Câmaras do 2º grau, Turmas Recursais, Pleno, Órgão Especial, Conselho da Magistratura, audiências do 1º grau, salas pessoais para reuniões informais sem gravação, salas de reuniões formais com gravação, salas nominais de trabalho e recentemente junto com o Balcão, salas especiais com grande volume de participantes, sendo tratadas a parte”, explicou Dal Grande.
Nesta segunda-feira (7/6), as unidades da Grande Florianópolis e da região Sul de Santa Catarina foram as contempladas. As comarcas de Araranguá, com cinco varas; de Biguaçu, com quatro unidades; e de Laguna e de Braço do Norte, com três cada, foram as maiores deste lote. Com duas varas cada, as seguintes sedes judiciárias: Jaguaruna, Imbituba, Orleans, Içara, Urussanga, Sombrio e Santo Amaro da Imperatriz; além das comarcas únicas de Armazém, Capivari de Baixo, Forquilhinha, Garopaba, Imaruí, Lauro Muller, Meleiro, Santa Rosa do Sul e Turvo.
Agilidade
Sem a necessidade de agendamento, o Balcão Virtual está disponível no endereço eletrônico do Tribunal de Justiça (www.tjsc.jus.br), das 12h às 19h, de segunda a sexta-feira. O advogado Bruno Macedo elogiou o novo dispositivo de comunicação, que tornou o atendimento mais humanizado. “É um instrumento bem prático e acessível aos advogados à comunicação com os serventuários do Judiciário, quanto ao trâmite dos processos. Também garante o excelente relacionamento entre o TJSC e OAB-SC, bem como a utilização do princípio da cooperação processual.”
Em Descanso, no extremo oeste do estado, a ferramenta foi implantada no dia 3 de maio. “O atendimento no decorrer desse período foi pequeno, porém relevante, porque aproximou, mesmo que virtualmente, o servidor da sociedade. Este canal de comunicação possibilita a interação entre os envolvidos. Além disso, sempre é muito positivo poder contribuir com a celeridade, por meio de um atendimento efetivo e ágil. Chegamos a atender um advogado de Florianópolis, além de outras regiões”, contou a servidora Soeli Francescon Triches.
Os servidores e as servidoras também participaram do desenvolvimento da ferramenta. Após as primeiras semanas de uso, as equipes do tribunal apresentaram sugestões para aprimorar o Balcão Virtual. “O primeiro aperfeiçoamento foi a inclusão de um alerta sonoro a cada entrada de um novo usuário na sala virtual, porque os servidores trabalham com várias abas de Internet abertas ao mesmo tempo. E a outra melhoria foi destinada aos usuários, que hoje sabem a sua ordem de atendimento após o ingresso na sala”, explicou a assessora técnica da DTI Eulésia de Souza.
Fonte: TJSC