Autoridades acompanham atendimentos em São Félix do Xingu nesta terça-feira (18/7)

Você está visualizando atualmente Autoridades acompanham atendimentos em São Félix do Xingu nesta terça-feira (18/7)
Justiça Itinerante Cooperativa na Amazônia Legal - Luiz Silveira/Ag. CNJ
Compartilhe

A Justiça Itinerante Cooperativa na Amazônia Legal, que acontece até sexta-feira (21/7), em São Félix do Xingu (PA), contará com a presença de autoridades do Judiciário e do Executivo nacional. A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Rosa Weber, acompanhada da ministra do STF Cármen Lúcia, visita a ação na manhã desta terça-feira (18/7), juntamente com a presidente do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), desembargadora Maria de Nazaré Silva Gouveia dos Santos, e do presidente do Tribunal Regional do Trabalho 8ª Região (TRT8), desembargador Marcus Louzada.

Atendimento na ação Justiça Itinerante Cooperativa na Amazônia Legal – Luiz Silveira/Ag. CNJ

No primeiro dia de atendimentos à população, a itinerância atendeu centenas de pessoas que compareceram à Escola Estadual de Ensino Médio Carmina Gomes, para obter documentações pessoais como certidões de registro civil, carteira de identidade e CPF. Embora tenham sido realizados outros serviços, como atendimento médico, demandas trabalhistas e previdenciárias, a identificação pessoal concentrou a maior parte das demandas.

A ação é coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pelo Conselho da Justiça Federal (CJF), pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), com a participação de 31 órgãos do Sistema de Justiça e do Poder Executivo (federal, estadual e municipal). As ações estão voltadas para a população de São Félix do Xingu, os assentamentos rurais e as comunidades indígenas que estão nas imediações.

Os atendimentos são feitos mediante a distribuição de senhas que acontece logo que o cidadão chega à itinerância. A população também pode procurar serviços de órgãos como o Ibama, Incra, INSS. O Exército Brasileiro levou equipe de saúde com médicos, enfermeiros e odontólogos. A Justiça trabalhista, previdenciária e ambiental também promovem audiências.

Texto: Ana Moura
Edição: Sarah Barros
Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais