Teve início na segunda-feira (11/3) auditoria do Sistema de Gestão da Qualidade do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) realizada pela SGS/ICS/System & Service Certification, organismo certificador de sistemas credenciado pelo Inmetro. A auditoria tem o objetivo de aferir a conformidade do sistema da qualidade do TJDFT na norma ISO, visando a confirmação e a ampliação da certificação, que se encerra em março. Na sequência, terá início o ciclo de confirmação da certificação da Corte distrital por mais três anos.
Em abril de 2010, o TJDFT obteve a certificação ABNT NBR ISO 9001:2008 em duas rotinas específicas da Secretaria Judiciária: “Autuação e distribuição de processos de 1ª instância em grau de recurso, nas Classes Apelação Cível e Apelação Criminal” e “Autuação e distribuição de petições de processamento originário, nas classes Mandado de Segurança e Habeas Corpus”.
Em maio de 2011, com o objetivo de ampliar e consolidar o processo de melhoria contínua da Casa, o Tribunal obteve a certificação ISO 9001:2008 estendida para o âmbito da Ouvidoria Geral, tendo sido avaliado o escopo “Acolhimento, sistematização e tratamento das percepções dos usuários quanto aos serviços prestados pelo TJDFT”.
Virtualização – No segundo ciclo de manutenção, em 2012, o tribunal manteve e ampliou mais uma vez a certificação ISO 9001:2008 para o âmbito da Secretaria Judiciária, no escopo da Subsecretaria de Recursos Constitucionais: “Virtualização e envio de autos de recursos constitucionais para o Superior Tribunal de Justiça”. Em 2013, está sendo integrado ao sistema da qualidade o escopo “Mapeamento de competências” da Secretaria de Recursos Humanos.
A manutenção e a confirmação da certificação do Sistema de Gestão da Qualidade reflete a busca constante pelo aperfeiçoamento do controle de processos, progressão na padronização interna dos trabalhos, melhoria da organização, aumento da confiança dos jurisdicionados e capacitação dos servidores, contribuindo para aprimorar a prestação de serviços pelo TJDFT.
A auditoria externa, que será acompanhada pelo Núcleo de Gestão da Qualidade, prevê confidencialidade e imparcialidade na coleta das amostras dos atuais sistemas certificados, para verificar se estão de acordo com a norma ABNT NBR ISO 9001:2008, e se estão sendo implementadas com eficácia.
Fonte: TJDFT