De 80 sessões promovidas durante a 10ª Semana Nacional da Conciliação no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Rondonópolis (MT), 60 resultaram em acordos, o que representa 75% de êxito. Promovida pelo Conselho Nacional da Justiça (CNJ) em parceria com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), a campanha mobilizou tribunais de todo o país entre 23 e 27 de novembro.
Para a juíza coordenadora, Cláudia Beatriz Schmidt, os resultados são animadores e já existem planos e metas para estender os atendimentos e aumentar as parcerias em 2016. “Os números mostram que o trabalho realizado está no caminho certo. Isso nos encoraja a continuar buscando a conciliação como método para a solução dos conflitos”, comentou.
A mobilização no Cejusc foi intensa e contou com a participação da Defensoria Pública de Rondonópolis, com a atuação da defensora Adriana Silva Rodrigues, de conciliadores e de voluntários. Durante o evento, além dos acordos, a equipe também registrou mais de 200 atendimentos e agendamentos.
Para a juíza, “é preciso fomentar a política da pacificação social” instituída pela Resolução 125/2010-CNJ. O principal instrumento para isso, diz ela, é uma atuação cada vez mais efetiva do Judiciário.
O Cejusc de Rondonópolis, instalado em 12 de agosto de 2015, é jurisdicionado pela juíza Claudia Beatriz Schmidt e está subordinado ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), coordenado pela desembargadora Clarice Claudino da Silva, vice-presidente do Tribunal de Justiça. Desde a criação do núcleo, a equipe registrou cerca de 400 sessões de conciliação.
Fonte: TJMT