Araguaína define estratégias para o Dia da Conciliação

Compartilhe

A comarca de Araguaína já está com tudo definido para o Dia Nacional da Conciliação, que se realiza em todo o Brasil, no dia 8 de dezembro. Serão realizadas 600 audiências, distribuídas em 17 bancas de conciliação, nas dependências do Fórum local, no Anexo do Fórum e na Sede dos Juizados Especiais Cível e Criminal.

Segundo o juiz diretor do fórum, Sérgio Aparecido Paio, os processos para o mutirão já foram selecionados e os juízes de todas as varas e juizados especiais da cidade estarão participando. O objetivo é conseguir o maior número de acordos possíveis.

No Tocantins, o mutirão acontece simultaneamente nas cidades de Araguaína, Gurupi e Palmas. Além da Justiça Estadual, participam também o Tribunal Regional Federal e o Tribunal Regional do Trabalho.

A campanha pela conciliação ganha força em todo o país por tratar-se de um caminho importante na solução de conflitos. As partes envolvidas se beneficiam com a diminuição do tempo de duração do litígio, com os procedimentos informais e simplificados e a oportunidade de resolver o problema antes que ele chegue à justiça. Já o Judiciário, além de contribuir para a pacificação social, terá reduzido o número de processos em tramitação, o que resultará em mais agilidade.

O Movimento pela Conciliação é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com os Tribunais Superiores, Tribunais de Justiça, Associação de Magistrados e entidades civis. Mais informações podem ser encontradas no site: www.conciliar.cnj.gov.br e na página do TJ-TO. (Assessoria de Comunicação do TJ-TO)