Após enchente, Central de Atendimento ao Eleitor é reinaugurada em Porto Alegre

Você está visualizando atualmente Após enchente, Central de Atendimento ao Eleitor é reinaugurada em Porto Alegre
Foto: Giovana Ramisch
Compartilhe

Uma cerimônia na tarde da última segunda-feira (4/11) marcou a entrega das novas instalações da Central de Atendimento ao Eleitor (CAE) na Rua Siqueira Campos, 805, no Centro Histórico de Porto Alegre.

A estrutura fica no térreo e foi duramente atingida pelas cheias no mês de maio. Desde então, o atendimento vinha sendo realizado de forma virtual (internet e telefone) e também com um posto provisório na antiga sede do TRE-RS, na Rua Duque de Caxias, 350, que agora deixa de funcionar.

Na oportunidade, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, desembargador Voltaire de Lima Moraes, lembrou que se completam, na data, exatos 6 meses e 2 dias desde que o lugar precisou ser fechado devidos às águas. Porém, a grande vontade de todos de retomar as melhores condições de atenção à população tornou possível a reabertura.

Após o agradecimento nominal aos principais servidores envolvidos nas obras, o desembargador Voltaire realizou o corte da fita, simbolizando a reinauguração do local que passa a receber os eleitores que procuram a Justiça Eleitoral gaúcha em Porto Alegre.

A CAE de Porto Alegre conta com 37 posições de atendimento, mais de 100 assentos para espera em ambiente refrigerado e com total acessibilidade, recebendo mais de 300 pessoas em um dia normal de funcionamento, sempre de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.

Na Central, além do cadastramento biométrico (coleta de impressões digitais), é possível realizar os mais variados serviços, como o primeiro título (alistamento), a mudança do município onde a pessoa vota (transferência), a atualização de dados pessoais (revisão), a mudança do local de votação ou a reativação do título (caso de quem estiver com ele cancelado ou suspenso).

Reabertura do cadastro eleitoral

A partir desta terça-feira (5/11), o cadastro eleitoral está reaberto para alistamento, transferência e regularização da situação eleitoral. E todos os serviços da Justiça Eleitoral aos eleitores voltam a ficar disponíveis em todo o país.

Atendimento virtual

Excetuando a coleta biométrica, os demais serviços podem ser realizados também por WhatsApp (51 2312-2015), disponível 24h para atendimento por chatbot, sendo possível falar com um dos atendentes do TRE-RS, pelo canal, das 10h às 19h, de segunda a sexta-feira.

Pela internet, basta acessar o endereço da Justiça Eleitoral Digital em “Serviços ao eleitorado – Título de eleitor”.

Caso prefiram o atendimento presencial, os eleitores podem agendar pelo telefone 148 (em todo Rio Grande do Sul) ou pelo telefone do cartório eleitoral da sua cidade.

Fonte: TRE-RS

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária