O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) conta agora com um aplicativo para facilitar o contato entre os usuários da Justiça e as unidades judiciais do Estado. Desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Judiciário estadual (Setic), o TJPE Atende busca garantir uniformidade, agilidade e segurança na comunicação entre a população e os juizados, as varas e os gabinetes. O aplicativo já está disponível no Google Play. (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.jus.tjpe.tjpeatende), e também na Apple Store (https://apps.apple.com/app/id1506675042).
Em virtude da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), os atendimentos presenciais estão suspensos. Segundo a secretária de Tecnologia do TJPE, Juliana Neiva, o objetivo da equipe da Setic foi facilitar para a população o contato com unidades judiciais de forma rápida e segura. “Neste momento de extrema dificuldade vivenciada por toda a humanidade, a tecnologia tem contribuído sobremaneira para integrar as pessoas e a Setic, entendendo a importância da comunicação com a sociedade, se empenhou para desenvolver uma solução simples e eficiente, que encurtará a distância entre o Tribunal e as pessoas que necessitam dos seus serviços”, destacou.
De acordo com o presidente do TJPE, desembargador Fernando Cerqueira, todos os setores do Judiciário, unidades judiciais e administrativas, têm trabalhado para manter os serviços da Justiça funcionando plenamente. “Essa é mais uma das soluções apresentadas pela nossa equipe de TI para superar os desafios que estamos enfrentando neste momento. Com todas as atividades presenciais suspensas, é a tecnologia e também a disposição das pessoas que integram o Judiciário que têm mantido a Justiça funcionando para atender a população”, avaliou.
Por meio da ferramenta, o usuário pode escolher a unidade que deseja contatar e selecionar entre as possibilidades de contato. Para isso, basta efetuar o cadastro, informando nome completo, e-mail e telefone. Em seguida, será enviado um código de acesso por e-mail para confirmação do cadastro. O usuário deverá informar o código de acesso para confirmar o cadastro. É recomendado que as notificações sejam ativadas para que sejam recebidas Mensagens Push, sempre que uma solicitação for respondida.
Além de ter acesso a informações como e-mail e telefone da unidade, o usuário também pode mandar e receber mensagens diretas do juizado, da vara ou do gabinete escolhido. Ao selecionar uma unidade, é possível registrar uma solicitação clicando no botão Escrever Mensagem, o qual apresentará uma tela para que possa indicar o assunto desejado, o NPU do processo e descrever a solicitação em até 4000 caracteres. Depois é só clicar em Enviar Mensagem.
Fonte: TJPE