Alunos do ensino médio participam de palestra do ministro Barroso em Florianópolis

Você está visualizando atualmente Alunos do ensino médio participam de palestra do ministro Barroso em Florianópolis
O presidente do CNJ, min. Luís Roberto Barroso, faz palestra para estudantes de Ensino Médio na Marista Escola Social Lucia Mayvorne. FOTO: G. Dettmar/Ag. CNJ
Compartilhe

O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, falou sobre vida, carreira e futuro a partir de experiências pessoais para alunos do Ensino Médio em Florianópolis (SC). A palestra ocorreu na manhã desta sexta-feira (30/8) na Marista Escola Social Lúcia Mayvorne. A escola tem um comitê antirracista, turno integral e atividades extracurriculares. Durante a visita, o ministro assistiu à apresentação do coral de alunos Nossas Vozes.

Em seu discurso, Barroso narrou as experiências que foram mais decisivas em sua formação. O ministro reforçou a importância do autoconhecimento para a definição de rumos e lembrou sobre altos e baixos da vida. “A gente não realiza todos os sonhos que têm na vida e nenhuma vida completa é feita só de vitórias. Além disso, há muita vida depois da derrota e muita luta depois da vitória. Façam planos, tenham sonhos, mas estejam preparados para lidar com as dificuldades”, afirmou.

Professor Titular de Direito Constitucional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e professor visitante da Universidade de Brasília (UnB), o ministro chamou atenção para as transformações significativas que o mundo vive nos dias atuais. Ele falou sobre democracia, revolução tecnológica e mudança climática.

Para Barroso, o primeiro e mais importante valor que deve ser incorporado à vida é ser uma pessoa boa. “Existem muitos valores, mas eu destacaria ser bom e ter integridade, ter conhecimento e idealismo. Todos nós vivemos pelo próprio interesse, idealizando nossos planos. Porém, na vida, precisamos ir além e ter a capacidade de pensar no outro, de pensar no país, no mundo. Somos cidadãos de nós mesmos, do Brasil e do mundo”, defendeu.

O ministro foi acompanhado pela secretária-geral do CNJ, Adriana Cruz, e pelo juiz auxiliar da Presidência do CNJ Paulo Marcos de Farias. Também participaram o presidente da AMB, Frederico Mendes Júnior, e da presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), Janiara Maldaner Corbetta.

Diálogos

O ministro Barroso se reuniu na manhã de hoje com a diretoria da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), realizada no Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Na reunião, que antecedeu o evento Diálogos da Magistratura, o presidente do STF e do CNJ destacou avanços para o aperfeiçoamento dos serviços prestados pela Justiça como a criação do Exame Nacional da Magistratura (ENAM) e do Exame Nacional dos Cartórios.

No final da tarde, o ministro Barroso participou do evento Diálogos da Magistratura, promovido pela AMB, onde falou a juízes e juízas do estado. O ministro Barroso participa dos Diálogos da Magistratura desde que tomou posse na presidência do CNJ. Em outubro, estão previstos encontros semelhantes na Bahia e no Rio Grande do Sul.

Texto: Ana Moura
Edição: Sarah Barros
Agência CNJ de Notícias