Alunos da rede pública no ES recebem material sobre Trabalho, Justiça e Cidadania

Compartilhe

Cento e noventa e cinco alunos das 7ª e 8ª séries da Escola de Ensino Fundamental Maria José Costa Moraes, na periferia da Grande Vitória (ES), receberam o material didático do projeto “Trabalho, Justiça e Cidadania”. A entrega foi feita por juízes do TRT-ES. Cada estudante ganhou um kit contendo uma pasta, camisa com a logomarca do projeto e a “Cartilha do Trabalhador” em quadrinhos. Para os professores, foram entregues exemplares do Vade Mecum, um livro jurídico que reúne as principais leis.

O projeto “Trabalho, Justiça e Cidadania” é uma iniciativa da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra) e está sendo desenvolvido no Espírito Santo pelo TRT-ES e pela Amatra 17, em parceria com a prefeitura de Vitória. A Escola Maria José Costa Moraes foi indicada pela Secretaria Municipal de Educação para receber as atividades do programa devido ao bom desempenho dos seus alunos e à qualidade do seu quadro de profissionais.

Uma das primeiras etapas do projeto foi a realização de um curso de formação de multiplicadores, nos dias 22 e 23 de julho. Vinte e cinco professores da escola aprenderam noções básicas de Direito do Trabalho, Ética e Cidadania, Direitos da Criança e do Adolescente, Violência Doméstica e Direito de Família.  As aulas foram dadas por magistrados do TRT-ES e da Justiça Estadual e membros do Ministério Público. A ideia é que os professores se tornem multiplicadores, inserindo noções de direito e cidadania durante as aulas, em todas as disciplinas.

O lançamento oficial do programa “Trabalho, Justiça e Cidadania” será no dia 12 de agosto, na sede do TRT-ES. A implantação do projeto está entre as metas do poder Judiciário para o ano de 2011 (Meta 4 – implantar pelo menos um programa de esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do Poder Judiciário em escolas ou quaisquer espaços públicos).

Fonte: TRT-ES