O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) recebeu a visita dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Palmas (Apae). O encontro, marcado por integração e aprendizado, selou a importância de ações inclusivas e de acessibilidade dentro do Poder Judiciário.
Durante a visita conduzida pela equipe de cerimonial do TJTO, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da sede do Judiciário tocantinense, incluindo o auditório, o Centro de Inovação – Inovassol, a exposição sobre a história do Poder Judiciário do Tocantins, que contém instrumentos, medalhas e móveis de um Tribunal do Júri no passado e o Tribunal Pleno, onde os 12 desembargadores se reúnem para julgar processos.
“É super importante essa visita, porque estamos recebendo pessoas que têm potencial para trabalhar e que possuem sede de conhecimento. Esse é um momento de cidadania e felicidade para todos nós, porque estamos mostrando para eles que eles têm condição de prestar serviços aqui e em qualquer lugar”, declarou o desembargador, que é presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI).
A presidente da Apae, Vilma Maria Gomes da Silva, falou da importância da interação entre o Judiciário e a Associação. “É muito importante essa socialização para nós, e é muito importante quando o Tribunal de Justiça nos atende. Essa inclusão é real e ficamos lisonjeados em ver que no TJ tem acessibilidade para os nossos alunos. A inclusão começa aqui, onde estão as leis”.
Para a aluna da Apae, Talita Sousa Silva, a visita foi marcante porque permitiu conhecer partes do Tribunal que despertavam a sua curiosidade, como a história do judiciário no Tocantins. “A gente pôde sair e conhecer um lugar diferente em Palmas. É muito importante nós sairmos e conhecermos o Tribunal”.
“O momento também foi palco da entrega dos certificados do IV Seminário em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência aos alunos, que materializou a sua valiosa participação no evento”, segundo Patricia Idehara, servidora da CPAI, “e foi marcado pelo registro de fotos e afeto entre os presentes”.
Os participantes procuraram utilizar ainda técnicas de linguagem simples em sua comunicação com os alunos e professores da APAE.
Serviço
O agendamento de visitas para turmas de alunos, estudantes universitários e público em geral pode ser realizado pelo e-mail cerimonial@tjto.jus.br – Cerimonial do Tribunal de Justiça do Tocantins.