O Poder Judiciário brasileiro foi pioneiro na institucionalização da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e, dentre outras ações, promoveu estudos sobre a correlação entre assuntos das tabelas processuais e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o que torna possível indexar processos judiciais em trâmite aos ODS.
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vem atuando na implementação dos mencionados ODS da Agenda 2030 no Poder Judiciário por meio de diversas iniciativas e ações transversais com o apoio da Comissão Permanente de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Agenda 2030, entre outros.
As Bibliotecas, por sua vez, são instituições fundamentais para a garantia do acesso público à informação e para a implementação das metas e objetivos da Agenda 2030. Referido acesso à informação “permite que as pessoas tomem decisões conscientes que podem melhorar suas vidas. As comunidades que têm acesso à informação relevante e no tempo certo estão melhor posicionadas para erradicar a pobreza e a desigualdade, melhorar a agricultura, proporcionar educação de qualidade e promover a saúde, a cultura a pesquisa e a inovação, segundo a International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA).
As Bibliotecas do Poder Judiciário devem atuar para garantir que as informações e o conhecimento para utilizá-las estejam disponíveis para todos, convertendo-se em instituições essenciais na era digital. Cada órgão deve ser responsável pela elaboração de estratégias para alcançar as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e monitorar seu desenvolvimento. As Bibliotecas podem contribuir na elaboração de planos para apoiar suas instituições na implementação dessas metas.
Por meio do webinário, a Comissão Permanente de Gestão Documental e de Memória do Poder Judiciário e o Programa de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname) vêm integrar esses esforços, buscando identificar práticas e serviços para o engajamento das Bibliotecas às metas e aos objetivos da Agenda 2030.
O webinário foi promovido conjuntamente com a Rede BIBLIOMEMOJUS, que congrega as Bibliotecas do Poder Judiciário e de outros órgãos públicos, por meio de seu Grupo de Trabalho (GT) da Agenda 2030.
Leia mais:
- Bibliotecas são fundamentais para a democratização do acesso à Justiça e à informação
- Webinário vai discutir engajamento das bibliotecas de órgãos públicos à Agenda 2030
Veja as fotos no Flickr do CNJ
(navegue usando as setas à esquerda e à direita da foto a seguir)
Serviço:
Webinário As Bibliotecas do Poder Judiciário e a Agenda 2030
Data: 21 de julho de 2023
Horário: 14h às 16h
Público alvo: Bibliotecários(as), magistrados(as), servidores(as) do Poder Judiciário, profissionais das áreas de gestão documental, gestão de memória e gestão de informação e interessados(as) no tema.
Local: Plataforma Webex
Programação: