O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e a Secretaria de Acesso à Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) realizaram, nos dias 9 e 10 de outubro, o Seminário Internacional Prova e Justiça Criminal: Novos Horizontes para o Reconhecimento de Pessoas. O evento contou ainda com o apoio da Secretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e do Innocence Project Brasil.
O Seminário foi realizado de forma presencial, no auditório do STJ, e teve como objetivo aprofundar discussões acerca dos desafios para qualificação da investigação criminal e da prova penal a partir das questões trazidas à tona pelo reconhecimento de pessoas. Nesse sentido, o Seminário toma como ponto de partida o legado do Grupo de Trabalho Reconhecimento de Pessoas do Conselho Nacional de Justiça e a Resolução CNJ n. 484/2022, mas busca avançar na interlocução e construção conjunta com os demais atores do sistema de justiça criminal e a sociedade.
Membros do Poder Judiciário, do Ministério Público e das Defensorias Públicas, integrantes das polícias civil e militar, peritos criminais, advogados, representantes da sociedade civil, da imprensa e demais interessados em participar devem se inscrever neste formulário eletrônico.
Para outras informações acesse a programação do evento (arquivo em .pdf – atualizado em 04/10/2024, às 19h15).
Preliminary program (English version).
Leia mais:
Seminário termina com debates sobre qualificação da investigação e custo dos erros judiciais
Debate sobre racismo e memória abre segundo dia do seminário sobre reconhecimento de pessoas
Barroso defende sistema penal justo em seminário internacional sobre reconhecimento de pessoas
Ministro Barroso abre nesta quarta (9/10) seminário sobre reconhecimento de pessoas
Reconhecimento pessoal e condenação de inocentes serão debatidos em seminário
Assista ao evento pelo canal do CNJ no Youtube:
9 de outubro
10 de outubro – Manhã
10 de outubro – Tarde
Seminário Internacional Prova e Justiça Criminal: novos horizontes para o reconhecimento de pessoas
Data: 9 e 10 de outubro de 2024
Horário: 9/10, a partir das 18h. 10/10, das 9h às 19h
Local: auditório do STJ
Público-alvo: Membros do Poder Judiciário, do Ministério Público e das Defensorias Públicas, integrantes das polícias civil e militar, peritos criminais, advogados, representantes da sociedade civil, da imprensa e público em geral
Link para inscrições: https://formularios.cnj.jus.br/seminario-internacional-provas-e-justica-criminal-novos-horizontes-para-o-reconhecimento-de-pessoas/
Programação: