- Este evento já passou.
I Jornada de Boas Práticas em Tutelas Coletivas
2 de setembro de 2024 - 4 de setembro de 2024
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promoveu a primeira edição da Jornada de Boas Práticas em Tutelas Coletivas. O evento, organizado pelo Fórum Nacional de Ações Coletivas (FONACOL) Tribunal Superior do Trabalho e Escola Nacional da Magistratura do Trabalho (ENAMAT), aconteceu nos dias 2, 3 e 4 de setembro. Nos dias 2 e 3 de setembro o evento ocorrerá no Tribunal Superior do Trabalho (TST) e no dia 4 de setembro no CNJ.
A partir do diálogo com especialistas da área em seminários e oficinas, a I Jornada das Ações Coletivas (2024) do FONACOL tem por objetivo construir um catálogo de boas práticas, cujo propósito é valorizar e divulgar ações concretas e comunicações jurídicas em ações coletivas que contribuam de modo inovador e significativo para a solução, prevenção ou gestão de conflitos, em âmbito judicial, extrajudicial ou por meio dos espaços institucionais que atuam na concretização de políticas judiciária. O catálogo de boas práticas será construído a partir de casos enviados pelo público em geral, observadas as disposições do Edital do evento.
O evento foi destinado a membros e integrantes do Poder Judiciário, Ministério Público e suas unidades, especialistas, juristas, professores (as) universitários (as), estudantes e demais interessados na matéria.
FONACOL
O Fórum Nacional das Ações Coletivas (FONACOL) foi criado pela Resolução CNJ n. 138/2011, atualizada pela Resolução CNJ n. 326/2020. Entre outras atribuições, cabe ao FONACOL o monitoramento das ações judiciais coletivas, que envolvam direitos e interesses coletivos, difusos ou individuais homogêneos, além da propositura de medidas concretas e normativas voltadas à modernização de rotinas processuais, à organização, à especialização e à estruturação das unidades judiciárias.
- Para mais informações, acesse a programação do evento (arquivo em .pdf – atualizada em 29/08/2024, às 18h05).
Leia mais:
- Evento sobre tutelas coletivas enfatiza boas práticas para atender a população
- Ministro Barroso destaca impacto das ações coletivas para garantir direitos e diminuir judicialização
- I Jornada de Boas Práticas em Tutelas Coletivas começa na segunda-feira (2/9)
Veja as fotos no Flickr do CNJ
(navegue usando as setas à esquerda e à direita da foto a seguir)
Assista ao evento pelo canal do CNJ no Youtube:
Serviço:
Data: 2, 3 e 4 de setembro de 2024
Para mais informações, acesse o do Edital para envio de boas práticas e comunicações jurídicas
Data: 2/9/2024
- Horário: 19h-20h.
- Local: Auditório Victor Russomano do Tribunal Superior do Trabalho
- Serviço: Mesa e Palestra de Abertura da I Jornada de Boas Práticas em Tutelas Coletivas.
Data: 3/9/2024
- Horário: 9h às 18h10 com intervalos
- Local: Auditório Victor Russomano do Tribunal Superior do Trabalho
- Serviços: Paineis sobre Tutela Coletiva do Trabalho; Tutela coletiva do Consumidor e da Ordem Econômica; Tutela Coletiva Socioambiental; Tutela Coletiva e Proteção ao Patrimônio Público. A composição dos paineis contará com especialistas e autoridades nos temas, cujos nomes serão em breve divulgados nesta página.
Data: 4/9/2024
- Horário: 9h às 16h30
- Local: Conselho Nacional de Justiça
- Serviço: Realização de Oficinas para discussão das boas práticas e comunicações jurídicas previamente submetidas à coordenação do evento (no ato de inscrição)
PROGRAMAÇÃO: