I Encontro Nacional da Rede de Inteligência do Poder Judiciário

Você está visualizando atualmente I Encontro Nacional da Rede de Inteligência do Poder Judiciário

Detalhes do Evento

  • Data:

O I Encontro Nacional da Rede de Inteligência do Poder Judiciário será realizado nos dias 23 e 24 de junho de 2025, em formato presencial, em uma parceria entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Conselho da Justiça Federal (CJF), o Centro de Estudos Judiciários (CEJ) e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).

O evento tem como objetivo estruturar e fortalecer a Rede de Inteligência do Poder Judiciário, promovendo a troca de experiências e a adoção de boas práticas voltadas à prevenção de conflitos, monitoramento de demandas, gestão de precedentes e ferramentas tecnológicas para o trabalho em rede.

O público-alvo são magistrados(as) e servidores(as) dos três ramos da Justiça (Estadual, Federal e Trabalhista), especialmente aqueles(as) que atuam nos Centros de Inteligência.

Destaca-se a relevância do trabalho da Rede de Inteligência para o aprimoramento da prestação jurisdicional, como no caso do recente Tema Repetitivo 1198 do Superior Tribunal de Justiça (STJ) sobre litigância abusiva, cuja repercussão foi impulsionada por articulação entre os Centros de Inteligência do país:

“Constatados indícios de litigância abusiva, o juiz pode exigir, de modo fundamentado e com observância à razoabilidade do caso concreto, a emenda da petição inicial a fim de demonstrar o interesse de agir e a autenticidade da postulação, respeitadas as regras de distribuição do ônus da prova.”

Essa e outras experiências exitosas serão abordadas ao longo da programação do Encontro, especialmente nas oficinas temáticas, que buscam fomentar o trabalho em rede e gerar contribuições concretas para a atuação do sistema de justiça.

O I Encontro Nacional da Rede de Inteligência do Poder Judiciário representa um marco para o fortalecimento de uma atuação colaborativa, estratégica e preventiva no âmbito da Justiça brasileira. Ao reunir magistrados(as) e servidores(as) dos três ramos do Judiciário, o evento reafirma o compromisso institucional com o diálogo, a inovação e a eficiência na resolução de conflitos.

A expectativa é de que as discussões, oficinas e propostas geradas durante o Encontro impulsionem a consolidação de práticas inteligentes e sustentáveis, ampliando o alcance dos Centros de Inteligência como espaços de articulação, monitoramento e formulação de soluções para os desafios contemporâneos da Justiça.

Com essa iniciativa, o CNJ e os tribunais reafirmam sua missão de promover um Poder Judiciário mais acessível, moderno e resolutivo, alinhado às necessidades da sociedade e comprometido com o aprimoramento contínuo da prestação jurisdicional.

As inscrições estarão abertas até o dia 09 de junho de 2025. Participe e contribua para o fortalecimento da Rede de Inteligência do Poder Judiciário.


Serviço:

I Encontro Nacional da Rede de Inteligência do Poder Judiciário

Data: 23 e 24 de Junho de 2025
Local: Dia 23, pela manhã, no CNJ; no dia 23, pela tarde, e dia 24, no TJDFT.
Público-Alvo: magistrados(as) e servidores(as) dos três ramos da Justiça (Estadual, Federal e Trabalhista), especialmente aqueles(as) que atuam nos Centros de Inteligência.
Inscrições até: 09 de junho de 2025
Inscrições:

Programação:

23 de junho – Manhã | CNJ
9h – Credenciamento e recepção
9h30 – Abertura oficial
10h – Palestra Magna

Tema: A importância da Rede de Inteligência para a Prevenção de Conflitos e a Gestão de Precedentes

11h – Palestra temática
12h30 – Intervalo para almoço
23 de junho – Tarde | TJDFT
14h – Oficinas temáticas com os seguintes eixos:

Oficina 1 – Prevenção de Conflitos
Coordenadoras: Juíza Luciana Yuki (TJDFT) e Juíza Raquel Barofaldi (TJPE)

Oficina 2 – Monitoramento de Demandas
Coordenadores: Juíza Mônica Vieira (TJMG) e Juiz Jeremias de Melo (TJPB)

Oficina 3 – Gestão de Precedentes
Coordenadores: Juíza Márcia Holanda (TJRJ) e Juiz Thiago Mesquita (JFCE)

Oficina 4 – Ferramentas Tecnológicas para o Trabalho em Rede
Coordenadores: Juiz Rodrigo Trindade (TRT-4) e Juiz João Moura (TJPA)

17h – Encerramento do primeiro dia
24 de junho – Manhã | TJDFT
9h – Apresentação dos resultados das oficinas
11h – Palestra de encerramento
12h – Encerramento oficial do evento