Garantir a leitura nos espaços de privação de liberdade enquanto direito universal, permitindo a remição de pena prevista em lei, é o foco do evento ‘ A leitura nos espaços de privação de liberdade – Encontro nacional de gestores de leitura em ambientes prisionais’. O evento acontece na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, nos dias 26 e 27 de outubro.
Haverá transmissão ao vivo pelo Youtube por meio do link youtube.com/FundacaoBibliotecaNacional
Com a participação do presidente do Conselho Nacional de Justiça e do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, o evento reunirá gestores, integrantes do sistema de Justiça, especialistas, representantes da sociedade civil e de pessoas privadas de liberdade para discutir desafios e oportunidades relacionados à leitura em ambientes prisionais.
O evento é uma realização conjunta entre o CNJ, a Secretaria Nacional de Políticas Penais vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e a Biblioteca Nacional. As atividades integram o portfólio do programa Fazendo Justiça, parceria entre o CNJ e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento para acelerar transformações no campo da privação de liberdade.
Acesse a programação completa (arquivo em pdf).
Com uma programação diversificada, o evento oferecerá painéis, oficinas e debates que abordarão questões essenciais para a promoção da leitura em prisões. Os temas incluem a remição de pena pela leitura, focando nos desafios enfrentados pelo Judiciário e pelo Executivo, além de projetos bem-sucedidos de leitura em prisões nos estados do Acre, Alagoas, Espírito Santo, Ceará, São Paulo e Maranhão.
Além disso, o CNJ apresentará um censo nacional inédito sobre a leitura em prisões e proporá um plano nacional para fomentar a leitura em ambientes prisionais.
Leia também:
- Plano nacional para fomento à leitura em prisões é lançado em evento no RJ
- Sistema prisional é uma das maiores violações de direitos humanos no Brasil, diz presidente do STF e do CNJ
- Ministro Barroso participa de evento sobre leitura em prisões nesta sexta (27/10)
- Acesso à leitura ainda é restrito nas prisões, aponta censo do CNJ
Serviço:
A leitura nos espaços de privação de liberdade – Encontro Nacional de Gestores de Leitura em Ambientes Prisionais
Data: 26 e 27 de outubro
Programação completa: inserir link
Local: transmissão ao vivo no link youtube.com/FundacaoBibliotecaNacional