- Este evento já passou.
5.ª Jornada de Leitura no Cárcere – A Leitura como Caminho para a Liberdade
4 de novembro de 2024 - 7 de novembro de 2024
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizou, de 4 a 7 de novembro, a 5.ª edição da Jornada de Leitura no Cárcere, uma parceria com o Observatório do Livro e da Leitura e com a Secretaria de Políticas Penais do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O evento online e gratuito foi aberto ao público em geral, com emissão de certificado, e transmitido pelo canal do CNJ no YouTube. O evento foi dividido em dois momentos, com dois links para inscrição (mais informações abaixo).
Com o tema “A Leitura como Caminho para a Liberdade”, o evento teve como objetivo promover o debate sobre o uso da leitura como ferramenta de transformação social para pessoas privadas de liberdade, além de qualificar a implementação de projetos de remição de pena pela leitura no sistema prisional brasileiro. Desde 2020, a Jornada se destaca pela transmissão de conteúdo dentro das unidades prisionais – em 2023, houve participação de mais de 93 unidades de 15 unidades da federação mobilizando mais de 8 mil pessoas privadas de liberdade, além de 29.725 acessos no YouTube. A Leitura como Caminho para a Liberdade”, o evento teve como objetivo promover o debate sobre o uso da leitura como ferramenta de transformação social para pessoas privadas de liberdade, além de qualificar a implementação de projetos de remição de pena pela leitura no sistema prisional brasileiro. Desde 2020, a Jornada se destaca pela transmissão de conteúdo dentro das unidades prisionais – em 2023, houve participação de mais de 93 unidades de 15 unidades da federação mobilizando mais de 8 mil pessoas privadas de liberdade, além de 29.725 acessos no YouTube.
No primeiro dia do evento, as atividades foram voltadas a representantes dos poderes Executivo, Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública incluindo magistrados (as), promotores (as), defensores públicos (as) e servidores (as). Por meio da formação e do engajamento desses profissionais, o objetivo foi criar condições favoráveis à implementação de projetos de leitura e de mediação de leitura dentro das unidades prisionais.
Além disso, foram divulgados os vencedores do Prêmio “A Saída é pela Leitura”, promovido pelo CNJ em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública e a Fundação Biblioteca Nacional, que reconhecerá os três estados com o maior crescimento nos índices de remição de pena pela leitura, conforme os dados dos últimos dois ciclos do Sisdepen. Os índices de todos os estados serão medidos a partir do comparativo entre os indicadores do SISDEPEN referentes ao primeiro semestre de 2023 e primeiro semestre de 2024. As ações do primeiro dia da Jornada integram o projeto Mentes Literárias, que visa fortalecer a remição de pena por práticas sociais educativas e culturais, conforme a Resolução CNJ n. 391/2021.
- Para mais informações, acesse a programação do evento (arquivo em .pdf – atualizado em 30/10/2024, às 15h30).
Leia também:
- Mais de 10 mil pessoas privadas de liberdade acompanharam 5.ª Jornada de Leitura no Cárcere
- 5.ª Jornada de Leitura no Cárcere leva leitura e cultura para unidades prisionais
Acompanhe o evento pelo canal do CNJ no Youtube:
Serviço:
5.ª Jornada de Leitura no Cárcere – A Leitura como Caminho para a Liberdade.
Datas e horários:
4 de novembro, 9h às 16h30
Atividades formativas voltadas ao Sistema de Justiça e poder Executivo
Inscrições: https://bit.ly/dia4jornada
5, 6 e 7 de novembro, 14h às 16h30
Programação com foco nas pessoas privadas de liberdade
Inscrições: https://observatoriodolivro.org.br/jornada-carcere
Local: Online (transmissão pelo Youtube do CNJ )
Público-alvo: Profissionais da justiça, administração penitenciária, egressos do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade, educadores e demais interessados no tema
Programação: