Acordos pela Bahia

Compartilhe

 

Neste último dia (08/12) da Semana Nacional de Conciliação o Tribunal de Justiça da Bahia realiza acordos por todo estado. Em Retilândia foram 33 acordos. Das 82 audiências de conciliação designadas pelos juízes das Varas Cíveis e Criminais da Comarca de Retilândia, foram realizadas 78.

No Núcleo de Atendimento Judiciário (NAJ), em Salvador, a mobilização foi intensa. Foram realizadas até as primeiras horas da tarde, 277 das 444 audiências previstas. O índice de comparecimento alcançou 63%. Foram registrados 143 acordos, representando 52%.

O movimento de conciliação na Comarca de Amélia Rodrigues terminou com 268 acordos entre os 275 processos colocados para apreciação pelo juiz Pablo Stolze. Apenas os processos envolvendo a prefeitura municipal somaram 255 ações que foram julgados de uma só vez, todas conciliadas. "Em oito anos de atuação na comarca não presenciava movimentação tão expressiva, com participação de toda a comunidade, incluindo os órgãos públicos, todos sensibilizados com mensagem de conciliação do CNJ e do Tribunal de Justiça da Bahia", disse o juiz Pablo Stolze. Na sua avaliação, ações trabalhistas, de divórcio e de outra natureza, que demandariam tempo no fórum em circunstâncias normais de julgamento, foram solucionadas em poucas horas. "Um ganho para a comunidade, pois certamente a Justiça local teve reduzido um volume de processos que tramitam no fórum", completou o juiz.

A Comarca de Bom Jesus da Lapa, no sudoeste do Estado da Bahia, prossegue neste sábado de conciliações. No Juizado Especial Cível, até o início da tarde, os conciliadores haviam realizado 15 audiências, todas resultando em acordo entre as partes. O número de processos programados para apreciação chega a 30, que deverão ser julgados até o final da tarde. Na Vara Cível, dos 16 processos programados, seis foram julgados e conciliados. Os outros não foram apreciados em razão de ausência das partes.

(Fonte: Assessoria de Comunicação TJBA)